Amor e Sexo

Namorar ou ficar solteiro? Compare os prós e contras e decida

Por Redação Fortíssima 11/01/2016

Muitas pessoas adoram namorar, enquanto outras preferem relacionamentos mais casuais e manter a sua liberdade. É uma escolha particular de cada um, mas é importante saber que namorar ou ficar solteiro pode ter seu lado bom e ruim. 

Ainda indeciso? Confira as informações que a equipe do Doutíssima reuniu para você e entenda qual é, afinal de contas, a sua melhor escolha.

namorar ou ficar solteiro-doutissima-shutterstock

Namorar ou ficar solteiro não precisam ser condições permanentes, a dica é aproveitar o momento. Foto: Shutterstock

Vale mais a pena namorar ou ficar solteiro?

Muitas pessoas optam pela solteirice porque acreditam que se trata de um modo de vida mais compatível com sua personalidade. Comumente são aquelas que desejam maior independência e menor necessidade de dar satisfação a alguém. Para elas, a boa notícia é que a ciência comprova a existência de benefícios nessa escolha.

Segundo um estudo publicado no Journal of Marriage and Family, as pessoas que jamais foram casadas possuem menores índices de doenças cardíacas, se comparadas àquelas que casaram duas vezes, se divorciaram ou ficaram viúvas.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores acompanharam quase dez mil homens e mulheres por aproximadamente oito anosAlém disso, outra pesquisa publicada no Journal of Marriage and Family descobriu que os solteiros possuem amigos mais próximos do que os casados.

Vale ressaltar que a ciência diz ainda que se você optar por ser solteiro, deve ter convicção. Isso porque uma pesquisa publicada na revista da American Psychological Association mostrou que aqueles que têm medo da solidão acabam em relacionamentos insatisfatórios. Uma vez neles, a tendência é que não terminem tão cedo.

Hora de decidir

Mas só porque existem benefícios em ficar solteiro não significa que há somente pontos negativos em relacionamentos sérios. Pelo contrário, a ciência também mostra que em estar comprometido também pode ser uma ótima opção.

Talvez o melhor desses benefícios seja a longevidade. Uma pesquisa da Michigan State University descobriu que pessoas casadas são capazes de viver por mais tempo. Além disso, um estudo da Universidade de Chicago mostrou que pessoas comprometidas produzem menores índices de cortisol, o hormônio que as deixa estressadas.

Decidir por viver ao lado de sua alma gêmea também pode ser positivo para a saúde mental. De acordo com cientistas da Universidade de Cornell, as pessoas que são casadas ou moram com namorados são mais felizes e experimentam menos sintomas de depressão do que pessoas solteiras.

No fim de contas, como é fácil perceber, há prós e contras em namorar ou ficar solteiro. Enquanto muitas pessoas têm personalidade forte, independente e não se importam em compartilhar suas experiências com o mundo, outras preferem contar com alguém sempre por perto.

Trata-se de uma decisão bastante pessoal. A ciência está aí para provar que cada um desses caminhos possui seus benefícios – e, é claro, momento mais difíceis, o que vale é seguir aquilo que parece certo para você em cada momento. Afinal, nada precisa ser definitivo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!