Especialidades > Saúde

Foto de Zuckerberg reacende debate sobre inoculação infantil

Por Redação Fortíssima 12/01/2016

Desde a última sexta-feira, dia 8, a inoculação infantil voltou a ser tema rodeado por intensos debates nos Estados Unidos. Tudo graças a uma foto publicada no Facebook pelo próprio fundador da empresa, o norte-americano Mark Zuckerberg.

Na imagem, Zuckerberg aparece com a filha Max no colo. Na legenda da foto ele escreveu: “Visita ao médico – hora das vacinas”. Não demorou para que a imagem ganhasse repercussão e comentários dos mais variados.

inoculação-facebook reprodução-doutíssima

Zuckerberg no momento em que levou a filha para a vacinação. Foto: Facebook, Reprodução

Inoculação de vacinas nos EUA

De acordo com informações da World Health Organization (WHO), a imunização através de vacinas previne entre duas e três milhões de mortes por ano. Para se ter uma ideia, a estimativa é de que a mortalidade mundial por sarampo tenha sofrido uma queda de 74% entre 2000 e 2010 graças a intensificação das campanhas de vacinação.

Ainda segundo a WHO, a imunização através de vacinas é uma das práticas mais efetivas e de sucesso quando se fala em intervenção na saúde pública. No entanto, há quem conteste esse método.

Há alguns anos, esse debate se intensificou nos Estados Unidos, especialmente a partir dos discursos de quem é contrário à vacinação. A alegação é que de a sobrecarga de vacinas estaria ligada a doenças autoimunes nas crianças.

Além disso, há uma corrente que acredita que a inoculação infantil pode estar relacionada ainda a doenças como autismo e síndrome de Asperger. No entanto, não há comprovação científica que demonstre a relação.

Um dos comentários com maior número de curtidas na foto de Mark Zuckerberg foi feito por Stuart Duncan. Declarando ser autista, ele condenou os discursos de quem criticava a atitude do criador do Facebook. Em seu comentário, Duncan ainda agradeceu Zuckerberg pela sensibilidade e por fazer o que é certo. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 22 milhões de crianças no mundo inteiro não receberam as doses necessárias para serem imunizadas contra doenças que as colocam em situação de risco de vida.

Calendário de vacinação infantil no Brasil

No Brasil, a vacinação infantil segue um calendário rígido, com a administração de doses determinadas por idade. Veja abaixo algumas das mais importantes para o bebê, de acordo com calendário do Ministério da Saúde.

Ao nascer: BCG e hepatite B

Dois meses: pneumocócica (primeira dose) e rotavírus humano (primeira dose)

Quatro meses: pneumocócica (segunda dose) e rotavírus humano (segunda dose)

Nove meses: febre amarela

12 meses: tríplice viral (primeira dose)

15 meses: hepatite A e etraviral

A história da vacinação no Brasil

A história da vacinação no Brasil tem pouco mais de dois séculos. De acordo com informações do Centro Cultural da Saúde, ligado ao Ministério da Saúde, a introdução da vacina no país aconteceu no ano de 1804.

Em 1889, foi instituída a obrigatoriedade da vacina para crianças de até seis meses de idade. Quase um século depois, em 1980, têm início o Dia Nacional contra a Paralisia Infantil, para a conscientização da importância da hoje chamada gotinha para as crianças.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre inoculação de vacinas em bebês e crianças? Então aproveite para compartilhar esse conteúdo!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!