Dica do Dermatologista

Ardência na pele: fique alerta para as queimaduras do sol

Por Redação Fortíssima 13/01/2016

O verão exige cuidados redobrados com as áreas do corpo expostas ao sol. Se você se descuidou e agora está com vermelhidão, queimaduras e ardência na pele, é importante tomar algumas precauções para atenuar a dor e o incômodo.

Com dicas de especialista, também é possível garantir uma regeneração mais rápida da derme. De acordo com a dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a queimadura solar ocorre quando a radiação UV incidente excede a capacidade de proteção da melanina da pele.

Mas vale lembrar que as concentrações desse pigmento variam: os tons de pele mais escuros têm mais melanina do que aqueles mais claros. Ou seja, é preciso buscar proteção de acordo com as suas características.

ardência na pele-doutissima-shutterstock

Escolher o protetor solar ideal para a sua pele evita vermelhidão e queimaduras solares. Foto: Shutterstock

Sintomas da queimadura solar

Segundo Carolina, diante de uma queimadura solar há tipicamente uma vermelhidão inicial na pele, seguida por vários graus de dor, ambos proporcionais em severidade à duração e intensidade da exposição. “A pele pode ficar vermelha no período de duas a seis horas após a exposição. A dor é mais forte de seis a 48 horas depois”, salienta.

A queimadura ainda continua a se desenvolver por cerca de 24 a 72 horas, seguida por uma descamação da pele no período de três a oito dias ou até por mais de uma semana. Além desses sintomas, fraqueza, dor, edema, náusea e febre também podem se manifestar em decorrência da exposição solar.

Nos casos mais sérios também pode ocorrer o surgimento de bolhas, que demandam cuidados médicos para aliviar o quadro. Conforme lembra a dermatologista, uma vez que a pele já sofreu a queimadura solar, nada será capaz de reverter o prejuízo imposto à pele. Isso significa que qualquer tratamento visa apenas o alívio dos sintomas.

Ela reforça ainda algumas práticas de fotoproteção que ajudam a evitar queimaduras causadas pelo sol. A primeira delas consiste em limitar o tempo de exposição, especialmente no período das 10h às 16h.

Também é importante lembrar que o filtro solar precisa ser aplicado entre 15 e 30 minutos antes de ir para o sol e deve ser reaplicado a cada duas ou três horas. A frequência deve ser maior caso você esteja na piscina ou no mar, por exemplo.

Ardência na pele: como tratar?

Em caso de queimaduras solares intensas, há medidas que podem ser tomadas para diminuir a dor e a incômoda sensação de calor, conforme orienta Carolina. Veja algumas delas:

  1. Para combater o calor, tome banhos gelados de imersão oferecem alívio
  2. Produtos refrescantes e calmantes como calamina, cânfora, mentol, azuleno e aloe vera podem auxiliar a diminuir a sensação da pele queimada
  3. Para a face, compressas frias com chá de camomila fraco podem ajudar
  4. Casos mais intensos podem necessitar de corticosteroides de uso tópico associados a alguns tipos de anti-inflamatórios e analgésicos. Os medicamentos devem ser indicados por um médico dermatologista, de acordo com cada caso
  5. Nunca queime novamente a pele que acabou de descascar,  pois ela já está mais fina e muito mais sensível.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!