Amor e Sexo

Entenda como você pode sair de relações amorosas doentias

Por Redação Fortíssima 13/01/2016

Diferenciar um relacionamento saudável de relações amorosas doentias pode parecer simples, mas às vezes é mais complicado do que parece – principalmente se você é a vítima.

Há casos em que os abusos são tão sutis que é até difícil perceber como eles podem afetar a rotina. Em outros, você até acha que a culpa é sua. Parece familiar? Então talvez esteja na hora de repensar a união.

relações amorosas doentias-istock getty images-doutíssima

Estar com alguém não dá a ele o direito de controlar sua vida. Foto: iStock, Getty Images

Identificando relações amorosas doentias

Relacionamentos românticos costumam começar saudáveis. Geralmente é uma escolha, algo que você acredita que tratá felicidade. Há reflexão constante, confiança, respeito mútuo e compromisso. Os parceiros se enxergam como amantes e pilares de força e apoio um do outro. São marcados ainda principalmente por uma comunicação aberta.

Quando essa comunicação começa a falhar, normalmente é uma questão de tempo até a maioria das coisas mudarem. Muitas vezes o que era um conto de fadas torna-se uma relação doentia, em que você sente que seu companheiro está drenando sua energia sempre que está por perto.

É bastante sintomático. Você se sente mais feliz quando está longe dele. Essas relações costumam ser marcadas por infidelidade e abusos. Esses últimos podem vir de várias formas: físico, verbal e psicológico – este talvez o mais difícil de identificar e superar.

Os sintomas mais comuns desse tipo de desrespeito incluem criar no parceiro um sentimento de que ele é inadequado – sexualmente ou de outra forma. Geralmente a vítima perde a autoestima e acha que é inferior.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 35% de todas as mulheres já experimentaram alguma forma de violência de parceiros, íntimos ou não, durante suas vidas. Muitas delas seguem nessa relação.

Pode parecer estranho e para muitos é até motivo de culpa, mas a reação é também um mecanismo de defesa de quem teme uma vingança , acredita na mudança do parceiro ou mesmo não tem a quem recorrer.

Escapando de um relacionamento doentio

Quando você começa a sofrer abusos dentro da relação é preciso tomar uma atitude, ainda que não seja tarefa fácil. Hoje existem medidas judiciais capazes de romper a relação – até mesmo de forma imediata, com ordem de que o parceiro saia de casa ou não se aproxime de você. Essa é uma forma de ganhar tempo para recuperar o equilíbrio emocional.

Vale a pena pensar racionalmente. É que muitas vezes relações amorosas doentias não são violentas todo tempo e seu parceiro pode parecer amoroso em outros momentos – levando você a seguir com o relacionamento. Tenha em conta que a tendência é que esse comportamento prossiga e que abusadores costumam ser encantadores e doces com outras pessoas.

Não bastasse isso, é provável que você comece a pensar que violência é culpa sua – certamente o agressor dirá que sim. Jamais esqueça que comportamentos como esses não podem ser justificados, especialmente dessa maneira.

Contar com amigos e familiares também é importante para conseguir seguir em frente e retomar a sua vida. Saia, vá a bares, frequente aulas, realize outras atividades e tome o controle da sua rotina. 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!