Bem-Estar > Psicologia

Terapia online já é alternativa disponível

Por Redação Fortíssima 14/01/2016

Grupos de apoio mútuo não são novidades no tratamento de problemas psíquicos. Como exemplo, podemos citar a organização mundial Alcoólicos Anônimos, que há décadas oferece espaços para troca de experiências. No entanto, com a popularização da internet, hoje já é possível encontrar opções de terapia online.

Enquanto algumas das alternativas estimulam o diálogo entre pessoas que enfrentam problemas semelhantes, para que através de seus depoimentos encontrem apoio, outras já são regulamentadas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e seguem um modelo que se desenvolve a partir da relação entre paciente e profissional.

terapia online-istock getty images-doutíssima

A terapia online serve apenas como um complemento. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados necessários na terapia online

 

No caso dos grupos baseados na troca horizontal de experiências, Flavia Cardozo de Mattos, psicóloga fiscal do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRP-RS), entende que o maior problema é a falta de assessoramento de alguém especializado, que possa intervir como mediador.

Ainda que iniciativas como essa possam ser positivas para ajudar na recuperação pessoal, a psicóloga alerta que os grupos de apoio mútuo não são equivalentes ou substitutos para tratamentos psicológicos, como é o caso da terapia feita em um consultório, por exemplo.

“Orientações sobre problemas psíquicos das mais variadas ordens (dependência química, transtornos alimentares, depressão, transtornos de humor, entre outros) devem ser buscadas junto a um profissional devidamente habilitado, evitando-se assim riscos que podem atrapalhar o tratamento”, ressalta Flavia.

Ou seja, a terapia online deve servir apenas como um complemento, uma opção a mais para desabafar. Mas é importante que o seu psicólogo esteja ciente de que você deseja participar de um grupo de apoio mútuo e que ele possa orientar essa participação.

Atendimentos online permitidos

Se os grupos de apoio mútuo pela internet não contam com o aval do CFP, algumas modalidades de atendimento psicológico online já são possíveis. É o caso das orientações psicológicas, do processos prévios de seleção de pessoal e da aplicação de testes devidamente regulamentados.

A supervisão do trabalho de psicólogos de forma eventual ou complementar e o atendimento eventual de clientes em trânsito também são possibilidades. Porém, é importante destacar que a terapia online está autorizada somente em caráter experimental, com devida aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa.

As pessoas que buscam esse tipo de serviço devem ter o cuidado em observar que somente estão autorizados a prestar atendimento psicólogos responsáveis por sites aprovados pelo CFP.

O órgão destaca que as orientações em terapia online são destinadas ao esclarecimento de dúvidas pontuais e objetivas. O atendimento do psicólogo, neste contexto, é breve e informativo, focado no tema, com um máximo de 20 encontros.Todas essas definições tem o objetivo de garantir características essenciais à psicologia.

“Devido, justamente, à natureza dos serviços psicológicos, nos quais a subjetividade é peça-chave, sendo expressa pelos diferentes recursos e não somente pela palavra, é provável que, em muitos casos, a clínica tradicional não possa jamais ser substituída por atendimentos virtuais”, finaliza Flavia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!