Nutrição > Receitas

As melhores receitas de bolo de bolacha para fazer em casa

Por Redação Fortíssima 15/01/2016

O bolo de bolacha ou torta de bolacha, como também é conhecida, é unanimidade na mesa dos brasileiros. A praticidade e variedade de ingredientes agrada a todos. Pode ser de nata, leite condensado, branca ou preta, sempre tem um tipo que combina com você.

Difícil mesmo é resistir aos doces. Mais do que as sensações que a sobremesa provoca apenas ao olhar para ela, o consumo dos doces é capaz de liberar substâncias químicas que despertam satisfação e prazer.

bolo de bolacha-istock getty images-doutíssima

Diferentes cremes e bolachas podem compor a sobremesa. Foto: iStock, Getty Images

Receitas de bolo de bolacha

Talvez versatilidade seja a melhor palavra para descrever um bolo de bolacha. Mesmo para aqueles mais avessos a um ou outro ingrediente, fica fácil adaptar a receita e dar a ela um novo sabor.

Outra vantagem é o preparo simples, que facilita que a receita seja dobrada – ou quem sabe multiplicada por tantas outras vezes – e fique disponível para a família inteira saborear durante a semana ou no feriado em que todos se reúnem. Duvida? Confira três opções para deixar você com água na boca.

Bolo de bolacha com creme amarelo e nata


Ingredientes

400g de bolacha maria
Leite para umedecer a bolacha
1 caixa de leite condensado
1 caixa de leite (medir na embalagem do leite condensado)
3 gemas
3 claras batidas em neve
1 colher de sopa de amido de milho
300g de nata
1/2 caixa de leite condensado

Modo de preparo

Para o creme amarelo, misture o amido de milho com o leite ainda frio. Coloque este leite em uma panela junto com as gemas e o uma caixa de leite condensado. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Deixe esfriar e misture as claras em neve delicadamente.

Para o creme de nata, na batedeira bata a nata com meia caixa de leite condensado até que fique com uma consistência mais firme. Cuidado para não bater demais, pois a nata pode virar manteiga.

Umedeça as bolachas rapidamente no leite e intercale camadas de bolacha e de creme até que os dois cremes terminem. A última camada pode ser de nata e para decorar polvilhe chocolate em pó na torta. Deixe gelar de um dia para o outro e sirva.

Torta de bolacha de doce de leite

Ingredientes

1 pacote de bolacha maria
400 g de doce de leite
400 g de creme de leite
Leite para umedecer as bolachas

Modo de preparo

Misture o doce de leite com o creme de leite até obter um creme homogêneo. Em um refratário, coloque uma camada de bolacha umedecida com o leite e após uma camada de creme. Repita a sequência. A última camada deve ser de creme. Leve à geladeira ou sirva imediatamente.

Torta de bolacha de chocolate

Ingredientes

1 pacote de bolacha sabor chocolate
1 lata leite condensado
1 lata de creme de leite
1 xícara de achocolatado
1,5 kg de nata
Café com leite para umedecer as bolachas

Modo de preparo

Bata na batedeira até formar um mousse o leite condensado, o creme de leite, o achocolatado e a nata. Monte a torta com uma camada de creme e uma de bolacha molhada no café com leite, até finalizar o creme. Leve para gelar e depois sirva. 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!