Dica do Nutricionista > Nutrição

Café da manhã fitness: aprenda como você pode preparar o seu

Por Redação Fortíssima 15/01/2016

O desjejum é a primeira refeição após longas horas sem comer. Apesar de estarmos dormindo, nosso corpo continua trabalhando, por isso necessitamos repor energias ao despertar. Se você quer emagrecer, aposte no café da manhã fitness para começar.

A alimentação matutina garante a disposição para as tarefas diárias. Segundo a nutricionista Michele Blankenheim, pesquisas apontam menor rendimento escolar em estudantes que não tomam café da manhã porque a fome atrapalha o aprendizado.

Ela explica que o organismo apresenta reações que acabam sendo prejudicais quando essa refeição é deixada de lado. “O hábito de não tomar café da manhã pode levar a um aumento de peso, evoluindo a um quadro de obesidade”, enfatiza.

café da manhã fitness-istock getty images

O café da manhã é responsável por repor as energias para o iníci ode mais um dia. Foto: iStock, Getty Images

A relação entre jejum e sobrepeso

É praticamente matemática a relação entre jejum e sobrepeso. Quantas pessoas você conhece que estão sempre fazendo dietas malucas e não conseguem reduzir o peso? A cada subida na balança eliminam mais um comestível.

O que acontece com o organismo de quem opta por excluir o desjejum da rotina é que o corpo acorda após um período sem comer e segue sem repor os níveis de energia. Sem a ingestão de alimentos, o corpo entende que precisa se poupar e faz uma espécie de reserva. O resultado é um metabolismo mais lento. 

Como consequência, engordar se torna mais fácil. Em casos de jejum prolongado, associado a exercícios físicos, há perda de massa magra ao invés de gordura. Isso ocorre porque, quando em jejum, o corpo necessita produzir glicose de alguma forma.

Então, ele busca o glicogênio (nossa principal reserva energética), encontrado no fígado e nos músculos. Ou seja, todo o esforço em ficar sem comer não serviu para nada e, pelo contrário, piorou a sua saúde. 

Monte o seu café da manhã fitness

A resposta para acabar com este ciclo é mudar de hábito. Entenda que ingerir alimentos após o sono noturno é essencial para uma vida saudável. A nutricionista Michele indica alguns cardápios para quem quer tomar a decisão de se cuidar da melhor maneira. 

“Hoje a alimentação considerada pela mídia como fitness se resume mais a modas alimentares do que hábitos. Um bom exemplo disso é o frango e batata doce nas academias. O objetivo das pessoas que têm uma alimentação considerada fitness é ter um corpo saudável e definido”, afirma Michele.

Para ela, as leis da alimentação são qualidade, quantidade, equilíbrio e adequação. “Então, para ter uma alimentação saudável, balanceada, fitness ou qualquer outro termo, temos que adequar a dieta a essas leis”, conclui.

Para montar um café da manhã fitness, a dica é misturar alimentos como leite, cereais, frutas, sucos, pães e biscoitos. Eles vão garantir toda a energia que o seu corpo precisa. Confira três combinações entre as tantas possíveis e se inspire:

  1. Café com leite, pão com queijo e uma fruta
  2. Iogurte, fruta e granola
  3. Suco de fruta, queijo minas com mel e fruta

Mas atenção, sempre vale a pena buscar o apoio de um profissional especializado, seja para montar um café da manhã fitness ou mudar toda a sua rotina alimentar. O resultado é mais qualidade de vida e segurança. 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!