Bem-Estar > Dia a Dia

Relembre e cante as músicas inesquecíveis da história

Por Redação Fortíssima 15/01/2016

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Compositor. Para homenagear aqueles que criaram as trilhas sonoras responsáveis por embalar os seus melhores momentos, nada melhor do que relembrar as bandas e músicas inesquecíveis que tocaram nas rádios desde a década de 1960 até hoje. 

músicas inesquecíveis-shutterstock-doutíssima

Unanimidade entre as velhas e novas gerações, as composições dos Beatles são atemporais. Foto: Shutterstock

As músicas inesquecíveis que marcaram época

Preparado para cantar todos os sucessos que podem até não ser da sua década, mas você certamente já ouviu por aí? Confira a lista que a equipe do Doutíssima preparou para você:

1960

Bee Gees, Bob Dylan, Ray Charles, Jimi Hendrix, The Beach Boys e The Doors lideraram as paradas musicais nos anos de 1960. Entre as músicas inesquecíveis dessa década de intensa produção musical está My Way, de Frank Sinatra, um verdadeiro clássico.

Isso sem falar do fenômeno representado pelo quarteto de Liverpool, os Beatles. No início rejeitados, o sucesso foi tanto que a sua influência permanece nas bandas de rock até os dias de hoje.

1970

A febre da disco music caracterizou a década de 1970. As músicas eletrônicas ganharam o mundo nas vozes de Gloria Gaynor, com I will Survive, Abba, com Dancing Queen, e Village People, com Y.M.C.A.

Ao mesmo tempo, o público aplaudia o hard rock e o punk rock. Deep Purple, David Bowie, Queen, Black Sabbath, Ramones, Led Zeppelin e Kiss eram os principais representantes do que a época produziu de melhor dentro dos dois estilos e outros tantos em que eles se multiplicavam.

Em território nacional, a música popular brasileira (MPB) conquistou espaço nas rádios.  Em meio ao período de ditadura, nomes como Caetano Veloso, Chico Buarque e Elis Regina passaram a ganhar destaque ao criticar a repressão de forma tão sutil e criativa que nem mesmo a censura era capaz de barrar.

1980

A década de 80 apoiou o hard rock e fomentou a criação do heavy metal. Bon Jovi, AC/DC, The Cure, Guns N’ Roses, Van Halen, Iron Maiden e Metallica eram cantados pelos quatro cantos do planeta.

No país, o palco do Rock in Rio recebia bandas como Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso e Kid Abelha, para falar apenas dos destaques nacionais. Entre as dez melhores estavam ainda as músicas inesquecíveis de Michael Jackson, com Thriller, Madonna, com Like a Virgin e Cazuza, com Exagerado.

Brasileiros de todas as idades sabiam de cor os hits de Roupa Nova, Lulu Santos, Blitz, Wando, Zezé di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo, Chitãozinho e Xororó, Beto Barbosa, Gretchen, Reginaldo Rossi, Ritchie e Sidney Magal.

1990

Dançar a Macarena, da banda Los Del Rio, o Vira vira, dos Mamonas Assassinas, e Na boquinha da garrafa, da Companhia do Pagode, eram algumas das marcas registradas dos anos de 1990.

Isso sem esquecer do sucesso absoluto dos cantores sertanejos e das bandas de pagode e axé. O reggae de Bob Marley também garantiu adeptos. São deste período as bandas Red Hot Chili Peppers e Pearl Jam, por exemplo.

2000

Funk e sertanejo foram os ritmos nacionais considerados top nos anos 2000. Apenas na Bahia o axé seguiu entre as músicas mais pedidas. No exterior, U2, Lady Gaga, Justin Bieber e Beyoncé permanecem em destaque ainda hoje. 

Relembrou? Agora faça a sua seleção e aproveite as férias para curtir as músicas inesquecíveis que marcaram a história.