Bem-Estar > Terceira Idade

Conheça dicas de roteiros para a melhor idade no Brasil

Por Redação Fortíssima 16/01/2016

As férias estão aí e aproveitá-las é a melhor pedida. Que tal programar a sua viagem agora? No Brasil, opções de roteiros para a melhor idade não faltam – seja para curtir com a família, em um grupo de amigos de longa data ou mesmo em um tour romântico.

roteiros para a melhor idade-doutissima-iStock getty images

Uma bela praia pode ser uma alternativa para curtir acompanhado do seu parceiro. Foto: iStock, Getty Images

Roteiros para a melhor idade no Brasil

Na hora de escolher o destino, a primeira dica é escolher o modelo de viagem que você gostaria de fazer. Enquanto alguns são ideais para dias de completo descanso, outros surpreendem nos passeios e pontos turísticos.

Para a turismóloga Isadora Lopes, as cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto, Tiradentes e Mariana são ótimas alternativas para conhecer lugares ricos em cultura e história.

Já Petrópolis, no Rio de Janeiro, e Caldas Novas, em Goiás, estão entre as principais opções para quem quer relaxar, seja com um ambiente mais ameno, mesmo em meio ao verão, ou aproveitando uma boa piscina.

O Nordeste do país é outro destino a ser considerado. Quem for viajar com os netos, por exemplo, encontrará toda a infraestrutura que os pequenos exigem. Hoteis e resorts com espaço kids, culinária e passeios específicos para crianças são característicos da região – além das praias deslumbrantes.

Cuidados na viagem

Mas ainda que o objetivo da viagem seja relaxar, alguns cuidados são fundamentais para evitar dores de cabeça desnecessárias. Uma dica é evitar programações pesadas, daquelas em que você nem curte direito um lugar e já está na hora de ir para outro.

Converse com o agente de viagens sobre o tempo em cada local e o nível de dificuldade para o acesso. Se você não está com preparo físico, negue os pacotes com caminhadas longas, por exemplo.

Se for embarcar sozinho na aventura, pesquise e estude detalhadamente o seu roteiro. Anote as distâncias do hotel ao aeroporto. Peça ajuda ao agente de viagens para que suas reservas estejam todas confirmadas. Se a viagem é para o exterior, leve escrito em um papel como solicitar orientações na língua do país de destino.

“Tenha sempre os telefones de emergência a mão, como contatos da agência, do hotel, do guia e de algum familiar que não esteja viajando junto”, indica Isadora. Ela acrescenta que é importante prestar bastante atenção ao quesito conforto. Por isso, não tenha vergonha de exigi-lo.

Para evitar surpresas, também vale seguir algumas dicas extras. A primeira delas é levar as receitas médicas dos remédios que você usa rotineiramente. Ao chegar em qualquer lugar, também combine com seus pares um ponto de encontro, em caso de alguém se perder.

Se você é do tipo que se distrai facilmente, faça um esforço para memorizar todas as orientações do guia. É importante ainda ter cuidado redobrado com as crianças, especialmente em locais movimentados. Assim você aproveita mais tranquilo os roteiros para a melhor idade.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!