Bem-Estar > Dia a Dia

Crescimento profissional: hábitos para chegar ao sucesso

Por Redação Fortíssima 16/01/2016

Alguns hábitos são certeiros para que você obtenha crescimento profissional. Conhecimento, habilidade e atitude estão na sua rotina? Está na hora de prestar mais atenção a estas três palavrinhas mágicas, elas podem ser uma ajuda e tanto na sua carreira. 

crescimento profissional-doutissima-iStock getty images

Além de oportunidades, o crescimento profissional também depende da sua atitude. Foto: iStock, Getty Images

O que é preciso para o crescimento profissional

Uma pitada de sorte e oportunidades ajudam a sua carreira a crescer no momento certo, mas sozinhas não garantem continuidade. Para isso, é preciso aprender a colocar as suas qualidades em evidência e ir em busca do seu espaço.

A primeira dica é acumular conhecimento, que oferece capacitação técnica. Ou seja, fazer cursos regularmente e não deixar que o mercado avance e você fique desatualizado e sem perspectivas de mudança.

Também é preciso de habilidade para colocar o conhecimento em ação – o que não deixa de ser um treinamento diário. Só você pode avaliar com fidelidade se os seus conhecimentos estão satisfatórios à medida que vai testando as suas aptidões.

Já a atitude é a forma de encarar os desafios e os resultados negativos. Como você lida com tudo isso? Pense um pouco para responder e entenda como isso afeta o seu dia a dia e as decisões que você toma.

“Se avaliarmos o quanto pesam estes três componentes, vamos perceber que a atitude representa 60% do sucesso. Isto significa que de nada serve estudar se não houver atitude, esforço, perseverança e foco no objetivo a ser alcançado”, explica Silvio Bianchi, coach financeiro.

Sendo assim, conforme a orientação de Bianchi, elimine da sua vida a ideia do esforço mínimo e a procrastinação. Para ter crescimento profissional, aprenda a domar a sua distração e a falta de foco. Todos eles são os inimigos do sucesso.

O que impede o crescimento profissional

Os hábitos nocivos são os famosos sabotadores de qualquer projeto. Cada sujeito tem os seus. Quando a pessoa se analisa, sabe ouvir críticas, observa o que suas ações causam nos outros, consegue descobrir como melhorar.

Sabe aquele colega que assume um projeto e no dia de apresentá-lo sempre chega atrasada? É a típica atitude de sabotar o que poderia ser promissor para si mesmo. Para evitar que isso aconteça, avalie bem os motivos e tenha coragem e honestidade para enfrentar o resultado de suas ações.

Quando você conseguir mudar o seu comportamento, perceberá que ao seu redor existem muitas pessoas que ainda não enxergam assim – eque pode ser difícil resistir. É aquela atitude de ver alguém em dieta e oferecer só um pedacinho para provar. Quando você aceita, pode estar desviando do seu foco. 

Com o crescimento profissional acontece exatamente a mesma coisa, garante Bianchi. A meta, o foco e o compromisso se perdem. Por isto, o coach recomenda que os objetivos sejam bem específicos, mensuráveis, atrativos, relevantes e com um prazo de tempo determinado para acontecer.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!