Bem-Estar > Dia a Dia

Saiba por que você deveria ter redes de proteção para janelas

Por Redação Fortíssima 16/01/2016

As redes de proteção para janelas são usadas para prevenir acidentes com crianças, idosos e animais de estimação. Podem ser instaladas em vários tipos de aberturas, tanto em residências quanto em apartamentos, coberturas, lofts ou sobrados.

Onde bebês, crianças e pré-adolescentes circulam diariamente, é prudente ter redes nas janelas sempre. O ideal é mantê-las até que os pequenos cheguem aos 12 anos de idade e possam entender melhor os perigos oferecidos por uma queda. 

O cuidado também vale para quem tem animais de estimação. Curiosos, eles não costumam entender que podem estar expostos a uma situação perigosa quando avançam até a janela ou sobem em um local mais alto.

redes de proteção para janelas-shutterstock-doutíssima

Sacadas sem redes de proteção podem ser um perigo para as crianças. Foto: Shutterstock

Como escolher redes de proteção para janelas

Ao decidir investir nas redes de proteção para janelas, pesquise as marcas existentes no mercado da sua cidade. Assegure-se de que a empresa possui certificados de qualidade para o serviço que irá prestar. Confira ainda a autenticidade dos fios, que devem ser de  polietileno, e dos ganchos, preferencialmente em inox.

Para não ter surpresas desagradáveis, também questione a carga que a rede suporta e exija garantia. Você pode escolher a cor das redes de proteção para janelas, geralmente disponíveis no mercado em branco, preto e bege. Mas vale ressaltar que o efeito estético deve ser preocupação secundária.

As principais vantagens desse modelo é que o seu material não conduz eletricidade e não enferruja, por isso oferece maior durabilidade. Quando você for fazer orçamento – e faça mesmo, pois os valores oscilam entre as concorrentes – saiba que o tipo da sua abertura faz toda a diferença.

Para basculante, por exemplo, há métodos especiais para instalar as redes. Janelas com persianas que abrem para fora precisam ter os ganchos fixados próximo da esquadria. Se não for assim, a sua persiana ficará inutilizada.

Em aberturas sem persianas, os ganchos são fixos na parede da edificação, do lado de fora da casa. As com venezianas de correr já possuem outra técnica. A rede não pode interferir com a funcionalidade da janela e por isso é preciso que a tela seja posta entre os vidros e a veneziana.

Em varandas, sacadas e mezaninos, por sua vez, os ganchos devem ser presos em paredes firmes. Se você tiver dúvida, confirme na planta baixa ou arquitetônica do local e peça auxílio para a empresa que você contratou.

Um pouco de história

Segundo estudo do Sebrae, as redes de proteção surgiram em 1976. Naquele ano, no Rio de Janeiro, foi proibido fechar ou envidraçar as construções. Dessa maneira, as varandas passaram a trazer um aspecto mais humanizado aos novos edifícios. Por outro lado, casais com filhos perceberam de imediato a insegurança dos prédios.

As telas, até então usadas para pesca, foram se adaptando e evoluindo para o que hoje chamamos de redes de proteção para janelas, sacadas e piscinas. A solução encontrada pelos cariocas para proteger suas famílias sem atrapalhar o design dos prédios acabou conquistando todo o Brasil.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!