Especialidades > Saúde

Os melhores truques para evitar o suor excessivo no rosto

Por Redação Fortíssima 17/01/2016

É verão e está calor. Todo mundo fica suado e a roupa cola no corpo. Algumas pessoas transpiram mais nas axilas e costas. Outras sofrem com o suor excessivo no rosto. Mas você sabe por que isso acontece?

A transpiração é uma maneira de o seu corpo controlar a temperatura interna. O organismo resfria a pele por meio do suor. São essas gotinhas que evitam a elevação da temperatura corporal durante o estresse ou o exercício físico, por exemplo.

suor excessivo no rosto-doutissima-iStock getty images

A transpiração é um mecanismo natural de proteção do corpo. Foto: iStock, Getty Images

Tratamento para o suor excessivo no rosto

Segundo a Sociedade Internacional de Hiperidrose, 6,5% da população sofre com a hiperidrose, como é conhecido o distúrbio que provoca transpiração excessiva, especialmente nas axilas, palmas das mãos e planta dos pés.

Quem tem suor excessivo no rosto passa mais trabalho e chateação – e, às vezes, até vergonha. Se você tem essa característica ou conhece alguém que gostaria de melhorar de se ver livre desse incômodo, saiba que há saída.

A dermatologista Thaís Jerez explica que existem alguns tratamentos disponíveis para casos intensos. No entanto, ela orienta que a primeira atitude a ser tomada é consultar um médico para saber qual o melhor procedimento para os seus sintomas.

O tratamento pode ser feito com medicamentos via oral ou até mesmo com a aplicação de toxina botulínica em áreas possíveis, como a fronte. Já em situações mais críticas, em que as soluções convencionais não resolvem, os médicos podem sugerir que o paciente recorra a uma intervenção cirúrgica.

Diminua o suor excessivo no rosto

Thaís revela ainda que alguns produtos também auxiliam o dia a dia de quem tem a preocupação constante de ir ao banheiro lavar a face. Para esse grupo de pessoas, carregar outra camiseta na mochila e lenços umedecidos na bolsa são práticas comuns. 

Sabonete e toalha são mantidos regularmente no local de trabalho e no automóvel. Há quem precise e consiga passar em casa no intervalo do almoço para tomar uma ducha e aliviar a transpiração nos dias mais quentes. Mas, ainda que essas técnicas ajudem, elas não são as únicas possíveis.

Alguns protetores e maquiagens com função anti-umidade, por exemplo, auxiliam na redução do incomodo causado pelo suor excessivo no rosto e no corpo. O objetivo dos produtos é diminuir o aspecto pegajoso da pele.

Este fenômeno ocorre por meio da ação de substâncias absorventes, como a sílica. A dermatologista indica que os produtos que deixam um efeito mate também costumam amenizar os efeitos do suor. 

Além disso, vale recorrer ao uso do óculos de sol, do chapéu ou até mesmo guarda-chuva quando precisar caminhar em algum local com intensa exposição solar. O cuidado é especialmente válido para gestantes, que tendem a transpirar mais e sentir calor excessivo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!