Dieta > Exercícios

Descubra mitos e verdades sobre a barriga pós-parto

Por Redação Doutíssima 18/01/2016

Luana Piovani causou furor na internet depois de exibir sua barriga pós-parto. A foto, que mostrava um visual chapado, na verdade enganava um pouquinho pelo ângulo. Em razão dos comentários da mídia, a artista logo se retratou e publicou outra imagem, mostrando que, de fato, ainda carregava um pouco dos sinais da gravidez no abdômen.

O caso gerou debate sobre a pressão estética que as mães de recém-nascidos passam para voltar a ter a silhueta que exibiam antes da gestação. Luana fez questão de comentar em suas redes sociais que já tinha perdido bastante peso depois do nascimento dos gêmeos Ben e Liz, mas que continuava com flacidez, uma cicatriz aparente e umbigo largo.

barriga pós-parto-instagram reprodução-doutíssima

Depois da polêmica, Luana Piovani postou foto mostrando os efeitos ainda visíveis da gravidez. Foto: Instagram, Reprodução

Mitos e verdades da barriga pós-parto

O assunto costuma ser uma preocupação para as novas mamães. Mas entender como funciona e o que pode ser feito para acelerar o processo de volta à forma auxilia na busca pelos resultados. O principal mito é que barriga nunca vai voltar ao que era antes.

Mas isso não depende apenas do momento pós-parto. Cuidar da pele e do peso durante a gravidez são indispensáveis para ficar em forma depois que o bebê nascer. No caso das estrias, é difícil a a eliminação completa. Isso não significa que, com cuidado e tratamento, elas não possam clarear e ficar praticamente imperceptíveis.

O segredo é que tudo exige paciência. Afinal, seu corpo passou por mudanças profundas e a recuperação completa pode ser lenta. Resta esperar e, enquanto isso, ajudar no processo. O importante é não ficar paranoica com o peso.

Dicas para lidar com a barriga pós-parto

É preciso ter em mente que vários fatores influenciam a velocidade em que seu corpo vai se recompor depois da gestação. Sua genética, por exemplo, é uma delas. Além disso, o peso adquirido na gravidez, a alimentação, os hábitos de amamentação e a facilidade de praticar exercícios conforme a recomendação médica também estão envolvidos.

As atividades físicas fazem parte do processo de perda da barriguinha. Um estudo publicado pela World Academy of Science, Engineering and Technology verificou que as mamães que começaram a fazer alguns abdominais depois de seis semanas após o parto fortaleceram a musculatura local e reduziram as medidas na região.

Mas antes de voltar para a academia ou para os exercícios de alto impacto, converse com seu médico sobre o que é adequado. Mulheres que tiveram parto normal poderão voltar a ativa muito mais cedo do que as que passaram por cirurgia.

A alimentação também é importante, mas nada de dietas radicais. Afinal você precisa de muitas vitaminas e nutrientes para alimentar o seu corpo e o do bebê, que precisa ser amamentado. A orientação de um nutricionista é muito bem-vinda para não errar na escolha.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!