Dieta

Saiba como queimar gordura sem fazer mais exercícios

Por Redação Fortíssima 18/01/2016

Você certamente já ouviu falar que, para emagrecer e queimar gordura, é necessário ingerir menos calorias e praticar mais exercícios. Mas a fórmula pode não ser exatamente essa. Pelo menos é o que sugere um estudo médico da Universidade de Surrey, na Inglaterra.

De acordo com a pesquisa, o mais importante para diminuir o tecido adiposo é sincronizar a hora de comer e de fazer as atividades físicas. Conduzida pelo médico Adam Collins, a investigação foi desenvolvida a partir de diferentes experimentos, realizados com um grupo de 30 pessoas – 13 homens e 17 mulheres.

Carboidratos: quando consumir?

A teoria de Collins indica que, para queimar gordura, é mais relevante adequar a alimentação à atividade física do que passar horas suando a camisa. Mas, afinal, o que se deve ingerir antes de praticar exercícios?

A resposta é diferente para homens e mulheres, conforme comprovaram os experimentos. O motivo está no metabolismo, distinto para ambos os sexos. Para elas, o mais eficaz é ingerir carboidratos antes de se exercitar, enquanto a eliminação de gordura para eles se mostra mais eficiente quando o nutriente é ingerido após a atividade.

A constatação foi feita a partir do monitoramento dos voluntários da pesquisa, que foram submetidos a três aulas supervisionadas por semana: treinamento de alta intensidade, zumba e spinning. Todos receberam bebidas para tomar antes e depois do exercício. Algumas delas continham placebo e outras uma mistura controlada de carboidratos.

É possível afirmar, em outras palavras, que a pesquisa demonstra como o metabolismo de homens e mulheres realmente funciona de forma diferente. O que ocorre, na prática, é que o corpo masculino se encarrega de eliminar o carboidrato com mais agilidade, antes que ele se transforme em gordura.

Assim, para o homem queimar gordura em repouso, o carboidrato é melhor quando consumido após o exercício. Já no caso das mulheres, a estratégia mais eficiente é ingerir substâncias calóricas antes de se mexer, para evitar que o organismo fique sobrecarregado de combustível depois.

queimar gordura-shutterstock-doutíssima

Mulheres tendem a queimar mais gordura quando ingerem carboidratos antes dos exercícios. Foto: Shutterstock

Dicas para queimar gordura com rapidez

O tecido adiposo representa cerca de 20% a 25% do peso corporal humano. Mas manter os níveis de gordura dentro de um parâmetro saudável pode ser desafiador no dia a dia, especialmente diante de tentações gastronômicas muito calóricas. Isso sem falar na questão hormonal.

Também conhecida como hormona da saciedade, a leptina é a responsável por diminuir nosso apetite e estimular a utilização das nossas próprias reservas de gordura. Pesquisadores da Universidade Rockefeller, nos Estados Unidos, detectaram que o cérebro de muitas pessoas obesas não recebe devidamente o sinal emitido por ela.

A boa notícia é que, para elevar os níveis de leptina no sangue, queimar gorduras e manter a fome controlada, é possível contar com a ajuda de alguns alimentos: frutas, verduras, vegetais, carnes magras, aveia, amêndoas, castanhas e grãos são ótimos aliados.

Através de uma alimentação balanceada e a prática de exercícios de alta intensidade pelo menos três vezes na semana, você certamente vai ver a gordura ir embora. Melhor ainda se conseguir coordenar dieta e exercícios.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!