Bem-Estar > Qualidade de vida

Rir é o melhor remédio: 5 dicas para ter uma vida mais leve

Por Redação Fortíssima 18/01/2016

Hoje é comemorado o Dia Internacional do Riso. Para celebrar a data em alto estilo, nada melhor do que assistir a uma comédia, ler um livro divertido e também compartilhar suas piadas favoritas. Afinal, rir é o melhor remédio para muitas situações.

rir é o melhor remédio-doutissima-iStock getty images

Uma boa gargalhada é capaz de contagiar todo o ambiente. Foto: iStock, Getty Images

Cientistas afirmam que rir é o melhor remédio

Humor e gargalhadas são contagiantes. Compartilhar risos une pessoas e aumenta felicidade e intimidade, além de desencadear mudanças físicas saudáveis no organismo. Há o fortalecimento do sistema imunológico, elevação de energia, diminuição da dor e proteção contra efeitos nocivos do estresse. É um remédio divertido e gratuito.

Pesquisadores da Loma Linda University, dos Estados Unidos, procuraram descobrir se o humor é capaz de fornecer mais do que simples aumento do bem-estar. Para isso, eles estudaram as ondas cerebrais e como elas se alteram em centros do cérebro diante de situações engraçadas.

Foram analisados 20 idosos saudáveis, na faixa de 60 a 70 anos de idade, e medidos seus níveis de estresse e memória de curto prazo. Enquanto um grupo sentou em silêncio, outro foi colocado para assistir vídeos cômicos.

Depois de 20 minutos, os participantes forneceram amostras de saliva e foram submetidos à tese de memória curta. Os resultados indicaram que os participantes que assistiram vídeos engraçados tiveram maior capacidade de lembrança que os do outro grupo. Eles também apresentaram menores níveis de cortisol – o  chamado hormônio do estresse.

Os benefícios abrangentes do riso para a saúde também já foram mostrados em outros estudos. Realizado pela Universidade Vanderbilt, um deles estima que apenas 10 a 15 minutos de riso por dia são capazes de queimar até 40 calorias.

Como levar a vida mais leve e rir mais?

Independentemente de idade, riqueza ou estilo de vida, tudo fica mais saudável e bonito quando o riso é frequente. Que tal levar todos esses benefícios para o seu dia a dia e descobrir que rir é o melhor remédio? Confira cinco dicas que podem ajudar:

  1. Fique perto de pessoas divertidas

Aqui valem amigos ou parentes para os quais você pode simplesmente telefonar para contar uma história engraçada. Não importa o tipo de dia que você teve, assim saberá que ao final dele tudo vai estar bem.

2. Relembre momentos embaraçosos com bom humor

Passada a vergonha do momento e a vontade de que ninguém tenha visto nada, situações embaraçosas podem se transformar em uma boa fonte de riso. Tente relembrar sozinho ou mesmo compartilhar com alguém que você goste.

3. Reveja fotos antigas

Muitas vezes, simples fotografias antigas são capazes de trazer à tona memórias maravilhosas. Para melhorar essa experiência, é possível anotar legendas engraçadas em cada uma dessas imagens.

4. Faça a terapia do riso

É simples, basta gastar 15 minutos por dia apenas rindo. Para fazer isso, você e uma ou mais pessoas devem se deitar no chão. A primeira diz ha, a próxima diz haha e a terceira diz hahaha, e assim sucessivamente. Pode parecer estranho, mas é bastante provável que faça vocês rirem sem parar.

5. Veja o lado divertido mesmo em momento ruins

Nem sempre é fácil, mas tampouco é impossível. Acontece que em situações graves um pequeno riso pode ser apenas o que você precisa para melhorar as coisas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!