Bem-Estar > Qualidade de vida

Saiba como manter os cuidados com as plantas nas férias

Por Redação Fortíssima 18/01/2016

No período de férias, é difícil não viajar para aproveitar um tempo de descanso. Porém, é preciso tomar alguns cuidados com as plantas que ficarão sozinhas e exigem tratamentos específicos.

Afinal, as plantinhas são capazes de melhorar o ambiente, inclusive o de trabalho. Uma pesquisa realizada na Universidade do Texas, dos Estados Unidos, comprovou que elas afetam diretamente a produtividade.

cuidados com as plantas-istock getty images

Cuidar das plantas também é um ótimo exercício para os pequenos. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados com as plantas garantem sobrevivência 

Na hora de sair de casa, a maior preocupação é com as malas e os itens que precisam ser levados. No entanto, as plantinhas não podem ser esquecidas, pois sobrevivem de água, luz e cuidados. Veja o que fazer para ajudar na sobrevivência delas enquanto você sai de férias.

  • Truque para os cactos

Se você tem plantas que precisam de pouca água, como as suculentas ou cactos, o cuidado é bem simples. Encha uma vasilha com bastante água e ponha em uma altura acima da planta. Estenda um barbante que vá de dentro do recipiente até o vaso.

A água ficará escorrendo por capilaridade, uma técnica que utiliza da força da gravidade para compartilhar líquidos de um lugar a outro. Lembre-se de tampar o recipiente com para evitar a propagação do mosquito da dengue.

  • Plantinhas protegidas

Para que a água não evapore do vaso, você pode umedecer algumas folhas de jornal com bastante água e colocar sobre a terra do recipiente onde está a planta. Protegida do sol, a terra permanece úmida. Você também pode adicionar cascas de árvore sobre o jornal para manter as folhas molhadas.

  • Garrafinha irrigadora

Um dos principais cuidados com as plantas é manter a terra sempre umedecida. Você pode criar um irrigador caseiro para que a terra do vaso permaneça molhada por mais tempo. Crave uma garrafa plástica cheia de água virada de cabeça para baixo na terra. Faça um pequeno furo para garantir uma irrigação lenta. 

  • Plantas protegidas do sol

Encontre um espaço na casa onde o sol permaneça apenas o tempo suficiente para que a planta receba a energia necessária. Quando expostas em excesso aos raios solares, elas ressecam e morrem. Uma viagem de muitos dias exige um cuidado maior nesse quesito.

  • Invista em gotejadores

Caso sua viagem seja longa e não tenha ninguém que possa assumir os cuidados com as plantas da sua casa, vale a pena investir em gotejadores. Eles são encontrados em lojas de jardinagem e ferragens. Alguns desses instrumentos conseguem manter a terra molhada por cerca de 20 dias.

Cuidados com as plantas, cuidados com a saúde

Uma pesquisa da Universidade de Surrey, do Reino Unido, descobriu que a presença de plantas em casa ou no escritório é capaz de reduzir o nível de estresse. Ou seja, cuidar das plantas reflete também na sua qualidade de vida.

Entre os resultados da pesquisa, os cientistas descobriram que pessoas que convivem em ambientes mais verdes possuem frequência cardíaca e pressão arterial mais estáveis, o que diminui o risco de várias doenças. 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!