Receitas

Aprenda a preparar pudim de tapioca com leite condensado

Por Redação Doutíssima 19/01/2016

Pouco calórica, livre de glúten e alternativa para garantir saciedade, a tapioca se tornou a queridinha das dietas. A farinha é típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil, mas ganha cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros de outros lugares. O pudim de tapioca, por exemplo, é uma opção doce e saudável para os amantes de sobremesa.

Quer preparar o seu? Confira as duas opções que a equipe do Doutíssima separou para você e ainda descubra quais são os benefícios desse alimento para a sua saúde.

pudim de tapioca-shutterstock-doutíssima

O doce pode ser feito na tradicional forma de pudim ou em um refratário retangular. Foto: Shutterstock

Vantagens de consumir tapioca

Um porção de 50 gramas de farinha de tapioca contém cerca de O alimento feito a base de tapioca contém cerca de 70 calorias. Sem glúten em sua composição, as receitas preparadas com ela são digeridas com mais facilidade e evitam a sensação de inchaço abdominal.

Além disso, o ingrediente pode ser consumido por celíacos e diabéticos, em vista do baixo índice glicêmico que apresenta. Também é fonte de carboidratos e contribui para a reposição de energia, principalmente após exercícios físicos.

Muito versátil, a tapioca serve como base para uma série de pratos salgados e doces, como panquecas, pizzas, bolos e crepes. O alimento pode ser usado para substituir o pão francês do café da manhã para aqueles que estão em dieta, por exemplo. Vale experimentar.

Receitas de pudim de tapioca

Quer levar a tapioca36 para a sua alimentação? Diferente do que muitos pensam, ela pode ter um sabor irresistível, mesmo no preparo de doces. Confira duas receitas para preparar em casa e aproveite.

Pudim de tapioca versão light

Ingredientes

1 xícara de tapioca em flocos

2 xícaras de leite desnatado

200 ml de leite de coco light

1 xícara de leite em pó desnatado

1 xícara de adoçante em pó

1 xícara e meia de coco ralado sem açúcar

3 ovos

1 colher de açúcar demerara

Óleo de coco

Modo de Preparo

Use o leite desnatado para deixar a tapioca de molho por duas horas. Enquanto isso, escolha uma forma de pudim, acrescente o açúcar demerara e leve ao fogo para caramelar. Deixe esfriar e reserve. Em seguida, bata no liquidificador a tapioca que hidratou no leite, juntamente com o restante dos ingredientes.

Unte a forma caramelada com óleo de coco nas laterais e despeje a massa preparada. Leve para cozinhar em banho-maria no forno preaquecido a 200°C. Lembre-se de cobrir a forma com papel alumínio. Deixa assar por 45 minutos e espere esfriar totalmente para desenformar.

Pudim de tapioca com leite condensado

Ingredientes

1 xícara de chá de açúcar

1 xícara e meia de chá de leite

200 ml de leite de coco

1 xícara de chá de tapioca

1 colher de sopa de manteiga

4 ovos

1 lata de leite condensado

Modo de Preparo

Para preparar a calda do pudim, use uma panela de fundo largo, onde o açúcar deve ser levado em fogo baixo para caramelar. Quando estiver dourado, junte meia xícara de chá de água fervente e mexa com uma colher. Deixe ferver até os torrões de açúcar se dissolverem. Em seguida, forre a forma com a calda e reserve.

Aqueça o leite com o leite de coco e deixe a tapioca de molho por cerca de uma hora. Bata no liquidificador a manteiga, os ovos, o leite condensado e misture com a tapioca hidratada. Despeje na forma caramelada e leve ao forno a 180°C em banho-maria por cerca de uma hora. Desenforme e leve para gelar.