Motivação

Liderança e motivação: descubra como se tornar um líder

Por Redação Doutíssima 19/01/2016

O papel de um grande líder é orientar e motivar os colaboradores para realizar as atividades de forma correta e produtiva. Em outras palavras, liderança e motivação andam de mãos dadas.

Para aqueles que ainda precisam aprimorar a técnica e alcançar uma gestão de qualidade, a boa notícia é que ao longo dos anos pesquisadores desenvolveram várias teorias sobre o assunto, indicando caminhos a seguir.

liderança e motivação-shutterstock-doutíssima

Um bom líder é capaz de estimular as qualidades de seus colaboradores. Foto: Shutterstock

Desenvolvendo liderança e motivação

Muitas pessoas confundem liderança e gestão, mas a verdade é que são conceitos que precisam ser analisados em perspectivas diferentes, ainda que se complementem. Gestão envolve tomar decisões usando os recursos da organização, padrões formais e regras.

Liderança, por sua vez, significa capacidade de conduzir mudanças e tomar iniciativas – ainda que impopulares para alguns. Isso significa que nem sempre bons gestores são líderes natos – o mesmo para o contrário.

Para fazer parte desse último grupo, é preciso ter consciência de uma série de abordagens indispensáveis no dia a dia, capazes de tornar possível a condução de uma mudança. Sem liderança os colaboradores muitas vezes ficam perdidos e sem motivação é provável que eles não consigam atingir o máximo de sua capacidade.

Um recente levantamento da empresa McKinsey Quarterly observou que elogios de gerentes imediatos e atenção por parte da liderança são aspectos chaves para estar a frente de projetos.

Segundo a pesquisa, esse tipo de motivação é inclusive mais eficaz do que incentivos financeiros, como bônus ou aumento de salário. Em outras palavras, um dos requisitos de ser um bom líder passa por saber motivar corretamente aqueles que o ajudam cotidianamente a crescer.

Como ser um líder que motiva?

O ponto de partida para a liderança motivacional é começar a ver a si mesmo como um modelo a ser seguido. Os líderes sabem estabelecer altos padrões de responsabilidade para si e para os seus comportamentos, conscientes de que é a partir deles que o resto da equipe irá se pautar.

Confira abaixo algumas outras orientações básicas para ser o tipo de pessoa que alia liderança e motivação:

  • Harmonia

É preciso assegurar que os objetivos da empresa e dos empregados sejam convergentes. É essa convergência que normalmente permite que os colaboradores se engajem nos projetos e se mantenham motivados para atender às necessidades do negócio.

  • Recompensas

Um bom comportamento deve ser retribuído com um pequeno gesto de agradecimento. Isso motiva o colaborador a seguir no caminho certo e entender que o seu trabalho é realmente valorizado.

  • Incentivo

Estimule colaboradores a se envolverem em planejamento e questões importantes. Esse tipo de reconhecimento e estímulo atrai apreço ao líder por parte dos empregados e ainda desenvolve aqueles que trabalham na empresa.

  • Espírito coletivo

Projetos são normalmente desenvolvidos em equipe e desenvolver esse senso coletivo é uma atribuição do líder, tendo impacto fundamental no bem-estar da organização. Certifique-se que os colaboradores entendam que são parte de um todo e que cada um deles têm um papel relevante.

  • Compreensão

O líder deve ser capaz de ver as coisas do ângulo do subordinado. Isso permite que ele simpatize com o empregado nos momentos difíceis, sendo ainda mais respeitado por todos.

  • Desafios

Um trabalho desafiador produz sensação de realização. Um líder deve fazer seus empregados sentirem que estão realizando um trabalho importante, que é fundamental para o sucesso e bem-estar da empresa.

  • Automotivação

Lembre-se de que, para se tornar um líder eficaz, é preciso estar de bem com a vida. Conheça suas próprias aspirações, necessidade e desejos. Do contrário, será muito difícil colocar em prática todas as demais técnicas de liderança e motivação.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!