Cabelos

Manteiga de murumuru é a nova aposta para disciplinar os fios

Por Redação Doutíssima 19/01/2016

Originária da semente de uma espécie de palmeira do gênero Astrocaryum, encontrada na floresta tropical da Amazônia, a manteiga de murumuru é matéria-prima de produtos de beleza, especialmente para cabelos.

Máscaras nutritivas de tratamento, gel para banho, shampoos, sabonetes e esfoliantes corporais têm versões produzidas com o óleo extraído da planta brasileira. O cosmético surge a partir da gordura extraída das sementes, que é branca, sem cheiro ou sabor.

murumuru-instagram reprodução-doutíssima

O murumuru é utilizado como base para diferentes cosméticos. Foto: Instagram, Reprodução

Benefícios da manteiga de murumuru

Quando utilizada nos cabelos, o ingrediente é capaz de controlar o excesso de volume, frizz e ressecamento dos fios. A manteiga é rica em ácidos graxos, vitamina A, ômega 3 e 6, e pode ser usada na também na pele.

O óleo da semente é hoje utilizado por empresas de cosméticos em cremes, loções, emulsões e até mesmo ceras depilatórias. Na pele, o produto pode melhorar a hidratação, reparando a falta de ácidos graxos e água na camada trans-epidérmica, entre a epiderme e derme.

Já a vitamina A atua como antioxidante, minimizando a degradação de lipídios da pele, causada pelos radicais livres. Além disso, é capaz de absorver as radiações solares de maneira benéfica.

As fórmulas das linhas de tratamento para cabelos, por sua vez, têm como objetivo reparar e repor a massa perdida dos fios. De acordo com pesquisa sensorial realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 90% das consumidoras dos produtos afirmam que a reconstrução dos cabelos danificados é notada desde a primeira aplicação.

Como cuidar as madeixas

Se você está com os fios danificados pela ação do sol, da chapinha, secador de cabelo e também da tintura, os produtos à base da manteiga de murumuru podem ajudar. A longo prazo, você percebe que está conquistando madeixas mais hidratadas e menos elásticas.

Para cuidados do dia a dia, os shampoos e condicionadores limpam e hidratam. É possível utilizar as chamadas pasta pré-shampoo, fortalecidas com diversas proteínas, para formar um escudo protetor no cabelo, evitando a quebra dos fios. Para finalizar a lavagem, os cremes para pentear fortalecem as cutículas capilares e reparam as pontas duplas.

Em casos de tratamento profundo, as empresas de cosméticos geralmente oferecem três produtos básicos: ampola, máscara e manteiga concentrada. O objetivo é reconstruir profundamente os cabelos, preencher fissuras nos fios, além de alinhar e selar as cutículas.

Essa alternativa é indicada para mulheres que passam por processos químicos de alisamento e tintura constantemente. Mas vale lembrar que não importa qual o tipo de cabelo, seja liso, enrolado, crespo ou volumoso, o cuidado com o couro cabeludo deve ser constante.

É na raiz que está o potencial de força e qualidade que os fios podem ganhar. O descaso com a região pode causar inflamações, descamações e oleosidade em excesso. Por isso, procure lavar os cabelos com água em temperatura de até 25°C, preferencialmente em dias alternados.

Mantenha o secador a uma distância mínima de 30 centímetros da raiz e a chapinha a cerca de um centímetro e meio. Além disso, uma alimentação rica em vitaminas e proteínas pode influenciar na qualidade dos fios.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!