Inquietação, irritabilidade, tensão muscular e falta de concentração são sintomas comuns em pessoas ansiosas. Entretanto, quando essas sensações atrapalham as tarefas e relações no seu trabalho e no cotidiano, é hora de se preocupar com a saúde. Afinal, esses podem ser sinais da presença de transtornos de ansiedade.
“Quem convive com esse problema não consegue discernir as prioridades, tenta fazer tudo para ontem e acaba atropelando os próprios limites”, explica o presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching Sulivan França. É o que se costuma chamar de sofrer por antecipação.
O que são transtornos de ansiedade
Em algum momento da vida, todas as pessoas enfrentam a ansiedade. Situações desafiadoras, como o primeiro dia de trabalho ou mudanças na carreira, por exemplo, podem desencadear sensações de angústia e inquietação.
Entretanto, há pessoas que vivem ansiosas constantemente e não conseguem controlar a tensão – sinal de que o problema pode ser patológico. Para avaliar possíveis transtornos de ansiedade, é necessário identificar a intensidade, frequência e duração desse estado emocional, além de analisar como ele afeta a sua vida.
Em muitos casos, o ideal é buscar ajuda psicológica para avaliar as causas e tramamentos para o problema. Afinal, ele pode se enquadrar em diferentes denominações. Entre as mais comuns estão:
- Síndrome do pânico
- Fobia específica
- Fobia social
- Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
- Transtorno de estresse pós-traumático
- Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)
Há inúmeras causas para os transtornos de ansiedade, por isso a importância de procurar um especialista. Aspectos psicossociais e biológicos podem provocar o quadro: o modo como a pessoa interpreta as situações, alterações dos neurotransmissores, estresse e uso de substâncias químicas são alguns fatores desencadeadores.
Preste atenção ainda aos sinais do seu corpo. É comum que os sintomas dos transtornos de ansiedade incluam tremor, dor de cabeça, palpitações, irritabilidade, medo, sudorese, náuseas, vômitos e dificuldade para se concentrar.
Dicas para combater a ansiedade no trabalho
Os transtornos de ansiedade requerem tratamento específico, mas você pode mudar alguns hábitos que ajudam a controlar a tensão no trabalho. Que tal começar agora mesmo?
– Realize uma análise para entender quais são as suas prioridades. Assim, será possível entregar as tarefas no prazo e você evita fica tenso por assuntos que não exigem sua atenção
– Seja realista em relação ao tempo que você tem para cada tarefa. Tente desempenhá-la da melhor forma possível em um prazo estipulado, para que o perfeccionismo não acabe atrasando outras atividades
– Invista na preparação e na capacitação profissional para dominar o que você faz e diminuir as inseguranças. Em ocasiões especiais, como mudanças na carreira e reuniões importantes, prepare-se com antecedência
– Aposte em uma respiração lenta e profunda para relaxar o corpo e, assim, dar continuidade às tarefas
– Faça pausas de alguns minutinhos no trabalho para aliviar a tensão.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!