Receitas

Caldo de carne caseiro é opção saudável: aprenda a preparar

Por Redação Fortíssima 20/01/2016

Normalmente visto como um vilão para a saúde, o caldo de carne pode ganhar versão caseira e se transformar em complemento de sabor para uma refeição saudável e nutritiva – principalmente para quem não quer exagerar nas calorias.

caldo de carne-shutterstock-doutíssima

O caldo pode ser consumido sozinho ou servir como base para sopas. Foto: Shutterstock

Temperos industrializados: vilões da alimentação

Base de quase todas as sopas, o caldo de carne pode ser feito com os mais diversos ingredientes. O segredo é evitar aqueles que já vem prontos, mesmo os de caneca. Ricos em sódio, eles podem elevar as chances de hipertensão e problemas renais, principalmente se consumidor com frequência.

Para não errar, vale ficar atento aos índices da Organização Mundial de Saúde (OMS): o ideal é consumir até cinco gramas de sal por dia, o equivalente a uma colher de chá. O problema é que os tabletes de tempero industrializados, por exemplo, têm em sua composição duas gramas de sódio, o equivalente a 70% do limite de consumo diário.

O cuidado não é à toa. Um levantamento realizado no Hospital das Clínicas da Unicamp apontou que pessoas que consumiam mais temperos industrializados apresentavam aumento de massa ventricular esquerda, um dos fatores associados a problemas cardiovasculares.

Por isso, é importante ficar atento aos rótulos e optar por versões mais saudáveis, que não deixam de ser igualmente saborosas. Alguns ingredientes, como o salsão, podem inclusive auxiliar na prevenção do câncer, de acordo com estudo da Universidade Missouri, dos Estados Unidos.

Receita de caldo de carne caseiro

Agora que você sabe os malefícios de seguir uma alimentação com excesso de sal, que tal investir em uma receita de caldo de carne caseiro? Além de ajudar a manter a sua saúde em dia, você ainda evita calorias em excesso.

Ingredientes

600 g de coxão mole em cubos

2 colheres (chá) de azeite

3 xícaras de água

1 cebola

Cebolinha a gosto

1 batata

Pimenta a gosto

Sal a gosto

1  tomate

1 colher de sopa de gengibre

Modo de preparo

Aqueça em uma panela de pressão o azeite, frite junto a carne, a cebola, o sal e a pimenta. Feito isso, adicione tomate e água. Após o início da pressão, deixe cozinhar por 30 minutos.

Quando o cozimento terminar, deixe sair a pressão, acrescente a batata e cozinhe até ficar macia. Por fim, quando desligar o fogo acrescente a cebolinha e sirva o caldo logo em seguida. Também pode variar a receita e adicionar outros ingredientes de sua preferência. O resultado pode ficar ainda melhor e mais saboroso.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!