Amor e Sexo > Sexualidade

Dor na hora do sexo? Entenda o que esse incômodo significa

Por Redação Fortíssima 20/01/2016

A dor na hora do sexo pode até ser comum de vez em quando, mas há casos em que exige atenção. Afinal, o que era para ser prazer não pode se transformar em desconforto sempre que você e o seu parceiro estão em um momento de intimidade. Às vezes é o seu corpo tentando dizer que algo está errado – e a melhor saída é não ignorar.

dor na hora do sexo-shutterstock-doutíssima

Se a dor na hora do sexo for frequente, vale a pena buscar ajuda médica. Foto: Shutterstock

Causas da dor na hora do sexo

Para as mulheres, as dores durante a relação sexual são mais frequentes do que para os homens. É o que indica um estudo da Universidade de Indiana, dos Estados Unidos, segundo o qual aproximadamente 33% delas já teriam experimentado desconforto, contra apenas 7% deles.

Há diversas causas associadas a relações sexuais dolorosas – que vão desde fatores físicos a circunstâncias emocionais, todas capazes de afetar a qualidade do sexo. Confira abaixo algumas das explicações possíveis:

  • Lubrificação insuficiente

A dor muitas vezes é resultado de preliminares rápidas ou queda nos níveis de estrogênio após menopausa e parto. O resultado é pouca lubrificação e, como consequência, uma penetração mais difícil, que tende a causar desconforto.

  • Medicamentos

Alguns medicamentos são conhecidos por inibir desejo e excitação, o que pode diminuir a lubrificação e tornar o sexo doloroso. Dentre eles estão antidepressivos, medicamentos para pressão arterial elevada, sedativos, anti-histamínicos e até mesmo algumas pílulas anticoncepcionais.

  • Lesões, trauma ou irritação

São problemas que costumam ocorrer após acidente, cirurgia pélvica, circuncisão feminina ou corte feito durante o parto para ampliar o canal de nascimento.

  • Inflamação, infecção ou doença de pele

Uma infecção urinária ou na área genital é capaz de causar relações sexuais dolorosas. Os problemas de pele, como eczema, também muitas vezes estão por trás do desconforto.A dica é buscar ajuda médica.

  • Vaginismo

São espasmos involuntários dos músculos da parede vaginal, que podem fazer as tentativas de penetração muito dolorosas, especialmente para a mulher.

  • Anomalia congênita

É um problema presente desde o nascimento, tal como a ausência de uma vagina totalmente formada ou o desenvolvimento de uma membrana que bloqueia a abertura da região.

  • Emoções

O que você sente está profundamente entrelaçado com a atividade sexual. Ansiedade, depressão, preocupações com aparência física, medo de problemas de intimidade muitas vezes contribuem para um baixo nível de excitação – resultando em desconforto ou dor.

Como se livrar da dor

Em primeiro lugar, é importante procurar um médico. Só ele é capaz de identificar a causa e ajudar você a deixar a dor na hora do sexo para trás. A partir daí, ele terá condições de oferecer o tratamento adequado. Se a dor é decorrência de uma infecção, por exemplo, alguns medicamentos são capazes de eliminá-la.

Muitas mulheres têm esse desconforto em razão da lubrificação inadequada – e o simples uso de um lubrificante às vezes é capaz de resolver o problema. É possível ainda recorrer à terapia quando a causa não é física. Nela você aprenderá exercícios de relaxamento vaginal que podem diminuir a dor.

A terapia sexual é importante ainda quando você estava enfrentando dores por muito tempo e demorou para buscar ajuda. Não é raro que, mesmo após o tratamento, você siga tendo uma resposta emocional negativa à estimulação sexual – problema capaz de afetar seu relacionamento.

Buscar um conselheiro ou terapeuta sexual nesses casos é fundamental para melhorar a comunicação do casal e restaurar a intimidade. Além disso, a terapia comportamental cognitiva também pode ser útil para mudar padrões de pensamentos e comportamentos negativos como um todo.