Motivação

Conheça tecnologias do futuro que prometem mudar o mundo

Por Redação Fortíssima 21/01/2016

A ciência está a cada dia criando novas alternativas para facilitar a vida das pessoas. São avanços acontecem em uma velocidade tão impressionante que fica até difícil definir o impossível. Algumas tecnologias do futuro – quem sabe nem tão distantes – são a prova de como as novidades podem surpreender você a cada dia. Dúvida? Conheça quatro delas.

tecnologias do futuro-shutterstock-doutíssima

Hoje os robôs não fazem mais parte apenas dos filmes de ficção científica. Foto: Shutterstock

O que esperar das tecnologias do futuro

A tecnologia é talvez o maior agente de mudança no mundo moderno. Por um acaso você já parou para imaginar como seria a sua vida sem computador ou televisão? E sem conseguir acessar à internetMas, além de resolver problemas básicos do dia a dia, os avanços tecnológicos também prometem soluções para desafios globais dos nossos tempos.

  1. Impressão de órgãos humanos

Seria bom ter a possibilidade de simplesmente imprimir órgãos e repô-los quando necessário, certo? Pois saiba que essa é uma alternativa há muito estudada por cientistas. O desafio é transformar a teoria em prática.

Um dos grandes entraves é o fato de que, ao imprimir estruturas orgânicas como veias sanguíneas, elas acabam entrando em colapso porque não suportam seu próprio peso enquanto ocorre a solidificação.

Porém, cientistas da Universidade da Flórida, dos Estados Unidos, recentemente deram um passo para tentar superar esse obstáculo. Eles desenvolveram uma forma de imprimir objetos mais complexos em gel, que atua como uma espécie de armação para as estruturas impressas.

  1. Energia Elétrica Wi-Fi

Você já imaginou não precisar de cabos e fios para ter acesso à energia elétrica? Esse é outro assunto que ganhou a atenção de pesquisadores. De acordo com um artigo publicado na revista Eletronics For You E-zine, há algumas vantagens interessantes.

A diminuição dos riscos de choques elétricos é um deles, já que não existiriam cabos expostos a serem tocados. Além disso, não haveria a todo o cuidado com as condições de fiação.

  1. Robôs

Atualmente, já existem diversas tarefas feitas de forma automática por computadores – o Google, por exemplo, tem carros que podem ser dirigidos à distância. No futuro acredita-se que esses robôs possam ir além. A tendência é que eles sejam capazes de pensar como seres humanos e agir como tais. 

  1. Implante de retina

Em termos práticos, a tecnologia possibilitará que alguém que perdeu a visão volte a enxergarPara alguns, essa já é uma realidade. ele já é realidade. Em 2013 por exemplo, o Food and Drug Administration, dos Estados Unidos, autorizou que um implante dessa natureza fosse realizado em uma pessoa com um grave problema genético na retina.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!