Receitas

Receita fácil: aprenda a preparar tempero para churrasco

Por Redação Fortíssima 21/01/2016

A carne está entre os principais alimentos consumidos pelo brasileiro. Mas, mesmo entre as tantas opções de preparo, nada melhor do que um bom tempero para churrasco. É ele o responsável por deixar o corte ainda mais saboroso enquanto assa – seja no forno, na grelha ou na tradicional churrasqueira. 

Ficou com água na boa só de pensar? Então confira as dicas que a equipe do Doutíssima separou para você e não perca tempo.

tempero para churrasco-shutterstock-doutíssima

O tempero faz toda a diferença no sabor do seu churrasco. Foto: Shutterstock

Como fazer o churrasco perfeito

Que todo mundo adora uma carne assada não é segredo – e não é de hoje. Cientistas israelenses da Universidade de Haifa, por exemplo, já descobriram evidências de que os primeiros seres humanos que viveram na área em torno de Carmel, há cerca de 200 mil anos atrás, eram adeptos do churrasco.

Para muitas pessoas, o verdadeiro churrasco é aquele feito em um espeto e uma churrasqueira, enquanto há quem não dispense o sabor da carne grelhada. Os temperos e tipos de carne preferidos também variam de uma cultura para outra.

Em outras palavras, o churrasco perfeito não exige que você siga uma determinada receita. Por exemplo, o churrasco do gaúcho é temperado apenas com sal grosso, aproximadamente 30 minutos antes de ir para churrasqueira. Especialistas em carne indicam que isso é feito para garantir a maciez do corte escolhido. 

Como preparar um tempero para churrasco

Independentemente da carne e do corte que você escolher, saiba que é possível adicionar ainda mais sabor ao preparo ao elaborar um tempero especial para churrasco. Essa ideia cai muito bem em carnes de frango e porco, já que elas ficam muito saborosas quando bem condimentadas.

É possível utilizá-lo também para suas carnes no forno ou até mesmo na frigideira. Basta fazer uma mistura de especiarias e ervas e colocá-la em quantidade generosa no corte até 24 horas antes de cozinhar.

Tempero para churrasco

Ingredientes

1 colher de sal marinho

2 colheres de sopa doce páprica húngara

2 colheres de sopa de pimentão em pó

2 colheres de sopa de granulado de cebola

2 colheres de sopa de mostarda seca

1 colher de sopa de granulado de alho

2 colheres de chá de pimenta preta

2 colheres de chá de gengibre em pó

1 colher de chá de caiena

Modo de preparo

Em uma tigela pequena, misture todos os ingredientes. O próximo e último passo é armazenar o conteúdo em um recipiente hermético, que deve ser deixado em lugar fresco e seco. Depois é só usar a criatividade para temperar costelas, frango ou porco, ou qualquer outra carne que desejar.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!