Bem-Estar > Zen

Tela mental: aprenda a tirar proveito da visualização

Por Redação Fortíssima 21/01/2016

No cotidiano, você alimenta pensamentos positivos ou negativos? Pois saiba que essa atitude tem influência em suas conquistas e estado de espírito – e tudo está ligado ao poder da mente. Para utilizá-la a seu favor, uma ótima opção é praticar a visualização otimista por meio de uma tela mental.

Pode até parecer estranho, mas a prática consiste em visualizar na sua mente cenários desejados, focando no mundo interno do indivíduo. A promessa é de que a técnica ajuda a chegar mais perto dos seus objetivos. Vale ao menos tentar, não é mesmo?

tela mental-shutterstock-doutíssima

Silêncio e concentração são essenciais para a técnica. Foto: Shutterstock

O que é a tela mental

A visualização positiva ocorre quando o indivíduo enxerga mentalmente uma situação agradável, que ele quer que aconteça ou pretende realizar. Assim, são criadas imagens na tela mental, simulações de experiências que não estão acontecendo no mundo físico – o que gera uma experiência subjetiva.

Para isso, é necessário focar nos sentidos internos. O intuito dessa técnica é alcançar aquilo que você sempre almejou, o que começa a partir da mudança de pensamento. Isso acontece porque o que você enxerga na mente é capaz de influenciar suas atitudes, orientando sua conduta.

A crença é de que, enquanto as imagens negativas reforçam sentimentos indesejados, as positivas permitem que as pessoas se sintam bem, além de trazerem motivação e otimismo. Vale ressaltar que quanto mais detalhes estiverem presentes, como cores, cheiros e sensações, mais motivação você terá.

A tela mental também contribui para que você saiba o que pretende alcançar e, consequentemente, quais ações são necessárias para isso. Mas não vale visualizar e não tomar atitudes para chegar até as metas. Afinal de contas, o seu empenho também é decisivo para o sucesso.

A prática da visualização positiva tem os primeiros registros em uma vertente do budismo, o Vajrayana. No Ocidente, o método foi popularizado por meio do livro A ciência de ficar rico, de Wallace Wattles, que aborda a formação de imagens na mente.

Como fazer uma tela mental

Se você ficou interessado na técnica, leve em conta que ela deve ser incorporada no dia a dia, pois envolve treino. Para fazer a visualização positiva na tela mental, fique sentado ou deitado em um local confortável e longe de interrupções. Também é preciso estar relaxado e manter a mente vazia.

Mantenha uma respiração tranquila, desacelerando-a. Depois, feche os olhos e comece a criar imagens na tela mental – como se fosse uma tela de cinema, onde passam as situações que você desenvolveu. Coloque o seu foco nessas imagens.

O ideal é que você faça a visualização com o máximo de detalhes possíveis, tornando o cenário mais potente. Crie as imagens dos objetivos acontecendo no presente e utilize os sentidos para aprimorar a experiência.

Procure desenvolver essa atividade por, no mínimo, 15 minutos diários. Assim, você sentirá as emoções provocadas no corpo e poderá alterar o pensamento. Aqui a intensidade é fundamental.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!