Bem-Estar > Motivação

Adestramento de cães: lições ajudam a educar o seu cachorro

Por Redação Fortíssima 22/01/2016

Já diz o velho ditado que o cachorro é o melhor amigo do homem. O problema é que eles nem sempre estão dispostos a seguir a relação mais amistosa, com respeito aos limites e determinações da casa. Quando isso acontece, uma alternativa é recorrer ao adestramento de cães.

Segundo Bruno Leite, terapeuta de cães, assim como existem linhas de pensamento para tratar problemas comportamentais em humanos, o mesmo acontece quando o assunto são os animais. O objetivo é melhorar a comunicação e promover a harmonia entre o bichinho e o seu tutor.

“No meu entendimento, os problemas de comportamento são sintomas de um desequilíbrio mais profundo, geralmente advindo da ansiedade gerada pela frustração de não ter suas necessidades de estimulo físico e psicológico atendidas ou o conflito gerado pelo não entendimento das regras humanas”, explica Leite.

adestramento de cães-doutíssima-shutterstock

Um especialista pode ajudar a tornar o convívio com o seu cão melhor. Foto: Shutterstock

Ajuda profissional para o adestramento de cães

Para alguns cachorros, aprender atividades ensinadas pelo seu dono é tarefa quase natural. Porém, lembra Leite, essa não é a realidade na maioria dos casos. É aqui que entra a importância de contar com ajuda especializada.

Do contrário, seria como um brasileiro educar sozinho, em português, uma criança que só fala japonês, mas sem a ajuda da escola. Fica difícil, não é mesmo? Tudo depende, é claro, do problema e do seu nível de intensidade. Se para alguns o desafio é ensinar o lugar certo para urinar, outros precisam repassar toda a educação.

A dica é buscar conhecer diferentes profissionais que atuam na área e conhecer suas abordagens de ensino, que podem ser as mais diversas. Alguns ensinamentos mais básicos também podem ser aprendidos na própria internet, a partir de vídeos e tutoriais.

Veja 5 lições que ajudam a educar seu cachorro

Não tem nem ideia de por onde começar o adestramento de cães? Algumas atitudes básicas no dia a dia podem fazer toda a diferença no modo como o seu animal de estimação se comporta.

  • Brigue menos e ignore mais

Sempre que o mau comportamento for direcionado ao responsável e não a um objeto ou pessoa externa, o dono deve ignorar (não olhar, não falar e não tocar). Quando o comportamento cessar, retome o contato.

  • Vá até o fim

Se brigar com seu cão em alguma circunstância for inevitável, vá até o fim. A briga só acaba quando não existe mais contato visual. Se você interrompe o cão com para ensinar que ele fez algo errado, a reação é que ele olhe nos seus olhos. Já se você desvia o olhar, ele sente ganhou a briga. 

  • Controle a comida

Não deixe a ração sempre disponível – quem controla a comida manda na casa inteira. Determine horários para que seu cão coma e dê um tempo máximo para que ele termine. Caso não coma tudo, o restante fica para a próxima horário de refeição.

  • Controle o passeio

Ele não deve puxar e nem parar a todo momento. Use uma coleira de adestramento para controlá-lo. Passeios agitados cansam o corpo, mas deixam o cérebro em movimento ainda mais intenso.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!