Nutrição > Receitas

Aprenda como fazer uma verdadeira sangria de vinho tinto

Por Redação Fortíssima 22/01/2016

A sangria é uma bebida ideal para o verão. O drinque é feito com vinho seco e frutas variadas. Típica da Espanha, ela é servida gelada e dá um toque especial ao seu evento, além de decorar a mesa.

Como as frutas ficam cortadas em cubos ou em fatias, o vinho tinto causa uma mistura de cores que embeleza a mistura. Por isso, dê preferência aos recipientes transparentes e de vidro.

Vale investir ainda em uma concha bem charmosa para ficar à disposição dos convidados. Quando eles forem encher as taças, poderão escolher e coletar com o utensílio as frutas que estão na jarra.

sangria-shutterstock-doutíssima

A sangria é uma bebida refrescante e capaz de embelezar a mesa. Foto: Shutterstock

Como surgiu a sangria

A origem da sangria é indefinida. Os espanhóis garantem que são os pais deste líquido tão saboroso. Eles sustentam que a palavra tem ligação com o sangue dos touros que faziam parte da cultura das touradas do país.

No entanto, portugueses e ingleses também reivindicam a invenção da bebida. Ainda assi, na terra do Vinho do Porto é mais comum que os estabelecimentos tenham clericot para vender. Para muita gente do ramo da gastronomia, esse seria um derivado da sangria.

Atualmente, a bebida feita de vinho e frutas também é muito comercializada em quase todos os países da América Latina. Uruguaios e argentinos são fãs. O Brasil tem apostado no drinque. São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre são algumas das cidades nacionais que já disponibilizam a sangria para os clientes nos cardápios.

Nestes lugares, um jarro da mistura é consumido rapidamente em meio ao bate-papo de happy hour. Mas claro que o drinque servido no país não podia ser exatamente igual ao original.

Internacionalmente reconhecido como criativo, o brasileiro inventou vários tipos de sangrias. Nossos bares e restaurantes oferecem sangria com saque, espumante, vodka, conhaque, licor e o que mais estiver disponível. Já existe, inclusive, sangria sem álcool.

Receita de sangria

Agora que você já conhece a história e as opções que a bebida oferece, que tal preparar uma porção na sua casa? Confira a receita que a equipe do Doutíssima separou para você:

Ingredientes

1 garrafa de vinho tinto seco

1 lata de refrigerante de limão

1 dose de licor de laranja

1/2 copo de suco de laranja

2 maçãs

1 abacaxi sem miolo

1 cacho de uva sem sementes

3 cravos da Índia

Açúcar

Gelo

Modo de preparo

Corte as maçãs em cubos ou tiras. Retire a casca e o miolo do abacaxi e as sementes das uvas. Coloque as frutas na jarra com a quantidade de açúcar que você achar ideal. Depois, despeje o vinho tinto e o suco de laranja.

A seguir, adicione o licor e o refrigerante. Por fim, ponha os cravos da Índia. O gelo você pode usar em cubos ou picado e na quantidade que quiser. Misture tudo, ponha a concha e está pronto.

Para enfeitar ainda mais a sangria, coloque na jarra uma casca de laranja inteira, em espiral. Também dá para fazer o mesmo com as de limão e maçã. A partir de agora, vá trocando as frutas e experimentando até encontrar a sua receita preferida.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!