Bem-Estar > Dia a Dia

Entenda o efeito que as músicas para relaxar causam no corpo

Por Redação Fortíssima 22/01/2016

Todo mundo tem algum som que marcou a vida, um amor ou até mesmo um único momento. Também não existe nada mais eficiente do que ouvir músicas para relaxar após um longo dia de estresse.

Se um treino aeróbico vai bem com Where is my boy, do The Puffballs, o churrasco com os amigos pode combinar melhor com Camarote, do Wesley Safadão – ou quem sabe um bom samba de Arlindo Cruz.

Mas, pelo menos quando o objetivo é descansar, nada melhor que notas calmas e ritmos leves. Os resultados podem ser ainda mais surpreendentes do que você imaginou e ter efeito direto na sua saúde.

músicas para relaxar-istock getty images-doutíssima

A música tem o poder de acalmar e tornar os momentos mais leves. Foto: iStock, Getty Images

Músicas para relaxar e melhorar a saúde

Recentemente, um estudo na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, descobriu que a música, além de relaxar, também pode fazer bem ao coração. A conclusão veio depois da análise de dez mil voluntários fumantes e sem problemas de saúde.

Durante o estudo, os cientistas pediram que voluntários elegessem uma canção que trouxesse a sensação de bem-estar e outra que aumentasse a ansiedade. Segundo os cientistas, após escutarem a música alegre, os vasos sanguíneos dos braços dos voluntários se dilataram 26%.

Já as canções que remetiam a tristezas foram as responsáveis uma redução de 6% no fluxo sanguíneoIsso acontece porque o ouvido transforma as músicas em estímulos elétricos, que chegam ao cérebro e provocam o aumento da produção de endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, o que diminui os batimentos.

Musicoterapia para o estresse

A musicoterapia é a utilização da música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) em  um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão e organização. e outros objetivos. Tudo com o objetivo de atender às suas necessidades físicas, mentais, sociais e cognitivas.

“Para alguns, cantar será o melhor remédio, para outros, a audição musical associada à respiração adequada, bem como o uso do relaxamento corporal poderão ajudar mais. Para outros, tocar instrumentos de percussão será o mais adequado”, explica Chiara Lorenzzetti Herrera, presidente da Associação de Musicoterapia do Rio Grande do Sul.

Ela explica que a música ajuda a canalizar a agressividade, diminuir o ritmo cardíaco e respiratório por meio de um andamento mais lento, que coloca a pessoa em contato com suas emoções e sentimentos.

“É importante que as pessoas percebam como se sentem enquanto ouvem determinado tipo de música. Se eu gosto de rock, se me sinto livre e feliz ouvindo este estilo de música e isso me permite ficar animado para minhas atividades posteriores do dia, então este estilo de música me faz bem”, pondera a musicoterapeuta.

Quando o paciente utiliza esse modelo de terapia, ele consegue entender melhor o que sente e, por consequência, encontra caminhos trabalhar aquilo que não está bom. Afinal, nada melhor do que ouvir músicas para relaxar e se conhecer.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!