Estética

Faça da maquiagem uma aliada para disfarçar marcas do tempo

Por Redação Doutíssima 23/01/2016

As marcas do tempo são inevitáveis, mesmo para quem toma todos os cuidados necessários com a pele. Rugas e linhas de expressão são resultados naturais da passagem dos anos e precisam ser encarados dessa maneira. Mas isso não significa que seja impossível atenuar os sinais.

Além dos cremes, a própria maquiagem é uma ótima aliada para quem deseja disfarçar as marcas no rosto. Especialmente na região dos olhos, investir nos produtos corretos ajuda a iluminar a face, clarear a região e ainda disfarçar as linhas e as rugas. Basta aprender a fazer a make certa.

marcas do tempo-shutterstock-doutíssima

Sempre elegante, nem as marcas do tempo afetam Meryl Streep. Foto: Shutterstock

Cosméticos para esconder marcas do tempo

Para garantir uma maquiagem que evidencie os pontos fortes do rosto, é importante começar com alguns cuidados relacionados à pele. Ela precisa estar limpa e livre de resíduos de poluição, marcas de cansaço e estresse. Para isso, revitalize a face aplicando um tônico ou um hidratante.

A maquiadora Cibelie Trindade aponta que, para aliviar sinais da idade, é indispensável ter uma pele bem feita e preparada, com uma cobertura fina de produtos. Para isso, você deve contar com uma base líquida pouco consistente, corretivo e pó mineral. O ideal é dar preferência aos produtos hidratantes, pois eles garantem melhor cobertura às peles maduras.

Também é necessário considerar quais cosméticos devem ser evitados. A dica é suspender a aplicação de iluminadores na região dos olhos, pois eles evidenciam as linhas. Sempre que possível, opte por um pó compacto com cobertura fina e não aplique em excesso, pois assim as marcas de expressão vão ficar ainda mais aparentes.

Dicas para atenuar sinais no rosto

Segundo Cibelie, a forma como os produtos são aplicados também influencia diretamente no resultado final da make. Por isso, a dica principal é utilizar os cosméticos com suavidade na face.

“Aplique com as pontas dos dedos, através de tapinhas, nas rugas e nas linhas de expressão”, explica a maquiadora. A especialista reforça ainda a importância de não fazer a maquiagem partindo da premissa de que quanto mais produto for utilizado, melhor será o acabamento.

O maior pecado na maquiagem para a pele madura é o excesso, seja na aplicação de cosméticos na pele ou no uso de tons muito cintilantes nas pálpebras. O ideal é optar por sombras mais opacas, que disfarçam a flacidez e o volume das pálpebras.

A máscara de cílios é uma boa aliada e pode ser utilizada, especialmente nos cantos das pestanas superiores. Com esse truque, os olhos parecem menos cansados. É possível também valorizar o formato da boca, utilizando um lápis de contorno para lábios.

Já a cor do batom deve ser mais opaca e menos brilhosa. Nas maçãs do rosto, opte por um blush com composição mineral em tons claros, como pêssego ou rosa claro, que deixam a make suave e a face com um aspecto saudável.

Se você estiver em dúvida sobre como esconder os sinais da idade de forma adequada, a dica de Cibelie é ficar de olho em boas referências. A atriz Meryl Streep é um exemplo de personalidade que sabe esconder as marcas da idade com uma maquiagem bem feita. Por isso, vale buscar inspiração na diva hollywoodiana.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!