Beleza > Estética

Maquiagem definitiva para estrias: descubra como funciona

Por Redação Fortíssima 23/01/2016

Cansada das estrias? Criada a partir da técnica de micropigmentação, a maquiagem definitiva para estrias é uma alternativa para deixar a pele com um aspecto mais uniforme.

Quem é adepto das tatuagens conhece bem o termo. Na verdade, o processo é bem similar. Por outro lado, isso não significa que você pode procurar tatuadores para esconder as marcas indesejadas. O procedimento deve ser realizado em clínicas de estética, com profissionais capacitados.

Como funciona a maquiagem definitiva para estrias

É difícil encontrar uma mulher que não tenha estrias espalhadas pelo corpo. A gravidez e o conhecido efeito sanfona, por exemplo, estão entre os principais motivos para o seu surgimento na pele. Ou seja, é algo natural.

Se você se sente desconfortável, porém, pode recorrer a técnicas como a maquiagem definitiva para estrias, uma das mais recentes do mercado. Conforme explica a dermatologista Caroline Assed Saad, ela funciona como uma espécie de camuflagem.

“É uma tentativa de igualar a pele com estria com a pele sã. Para isso se usa um pigmento o mais próximo possível do tom da pele da paciente. Não é um tratamento, é somente uma maquiagem”, complementa.

A dermatologista Thaís Jerez compara a técnica ainda com o sistema utilizado para o design de sobrancelhas – uma febre entre as mulheres. Da mesma maneira, o aparelho que o profissional usa para fazer a maquiagem definitiva para estrias possui microagulhas, responsáveis por depositar na pele o pigmento.

maquiagem definitiva para estrias-doutissima-iStock getty images

A maquiagem ajuda a deixar as estrias menos aparentes. Foto: iStock, Getty Images

Riscos da maquiagem definitiva para estrias

Uma das principais vantagens do método é a rapidez no resultado, sem que você precise fazer qualquer esforço na alimentação. Ainda assim, Thaís enfatiza que existem riscos no procedimento.

“O pior é o mau resultado. Já vi resultados catastróficos de tentativas de micropigmentação de cicatrizes e de maquiagens definitivas. A remoção destes péssimos trabalhos pode ser feita com laser, mas é doloroso e pode levar meses”, lembra ainda.

Além disso, a técnica para camuflar uma estria pode causar pequenos traumas em um local mal vascularizado. Entre os efeitos mais comuns estão a demora na cicatrização,  a infecção e até uma cicatriz maior que a original.

Além dos riscos, Caroline acrescenta que o organismo pode apresentar reações alérgicas ao componente utilizado pra pigmentar. Por isso, é fundamental que você converse com seu dermatologista antes de recorrer a este método.

Caso ele concorde com a técnica, a principal dica é buscar uma clínica de confiança para realizar o procedimento. Peça para ver fotos e até mesmo conversar com outras clientes que já utilizaram o método.

Também vale tomar cuidados extras no dia a dia. Manter a pele sempre bem hidratada e evitar o ganho rápido e excessivo de peso – responsável pelo estiramento da pele – são dois fatores que podem ajudar.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!