Beleza > Cabelos

Cabelo rebelde: saiba como controlar o seu

Por Redação Fortíssima 24/01/2016

Quando o cabelo rebelde resolve que vai se governar por conta própria, haja tempo e paciência para controlar a revolução causada pelos fios bagunçados. Acordar em cima da hora e ter que lidar com este problema é uma missão quase impossível.

Uns recorrem aos bonés, outras colocam faixas na cabeça. Tem ainda quem recorra aos cremes e fixadores para manter as madeixas no lugar desejado – ou quase isso. No fim de contas, são horas e mais horas da rotinas investidas.

A descrição parece familiar? Então já passou da hora de aprender algumas dicas para manter os fios naturais, mas sem aquele conhecido aspecto de mal cuidado. Com cuidados pontuais, você evita o desperdício de tempo.

cabelo-rebelde-doutissima-iStock-getty-images.

Manter os fios hidratados é uma das melhores formas de evitar cabelos rebeldes. Foto: iStock, Getty Images

Mantenha os fios hidratados

A cabeleireira e arquiteta de cachos Daniela Lisboa tem algumas sugestões para acabar com toda essa rotina desgastante. Segundo ela, cabelos alisados exigem um bom corte para aparar as pontas secas e duplas.

Já quem tem fios cacheados sabe que eles costumam ser mais secos que os demais. Aqui a saída é dar uma atenção especial para a hidratação. “Dependendo do grau de ressecamento, alguns necessitam ser hidratados em todas as lavagens”, afirma Daniela.

Investir na manutenção do corte, por outro lado, é uma alternativa é tanto para quem tem fios curtos e quer evitar o cabelo rebelde. Em conjunto, recorra ao leave-in antifrizz. Ele ajuda a modelar os fios, mas sem deixá-los com um aspecto pesado, como se você tivesse mergulhado em um tubo de gel.

Veja dicas para lidar com o cabelo rebelde

Mas as dicas específicas para cada tipo de madeixa não são as únicas que costumam dar bons resultados, especialmente a longo prazo. Os cuidados diários também são fundamentais para a manutenção da saúde dos fios.

Lavar os cabelos com um xampu diluído em água e depois desembaraçá-los com os dedos também pode ajudar a controlar o cabelo rebelde. Daniela recomenda ainda que você use camisetas e tecidos finos para secar os fios.

“Evite as toalhas felpudas, não esfregue o cabelo e tente não ficar passando as mãos nele com muita frequência”, adverte a especialista. Para minimizar o frizz, ela aconselha a substituição da fronha do seu travesseiro por algum tecido acetinado.

Alessandra Carelli Feminella, consultora do Studio dos Cachos, acrescenta ainda que a temperatura da água utilizada para lavar os cabelos deve ser de 24ºC. Também vale escolher produtos de higienização sem sulfato e silicone, para não agredir o couro cabeludo e os fios.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!