Maquiagem

Esponja de maquiagem: confira quais os tipos e como usar

Por Redação Doutíssima 24/01/2016

Se você ama incrementar o visual com make, sabe que a esponja de maquiagem é um acessório chave para garantir uma pele impecável. A maior vantagem é que ele está disponível em várias versões, que podem ser redondas, cilíndricas, retangulares ou em formato de gota. Cada uma delas possui uma função.

O modelo também pode variar em relação ao material. Isso significa que é possível lançar mão do item para a aplicação de diversos produtos, em áreas distintas do rosto. O resultado final é uma produção aprimorada, com foco nos pequenos detalhes.

esponja de maquiagem-doutissima-iStock getty images

Cada tipo de uso exige uma esponja de maquiagem diferente. Foto: iStock, Getty Images

Conheça as principais esponjas de maquiagem

Na hora de escolher uma esponja de maquiagem, a primeira dica é considerar a sua necessidade. As opções variam de acordo com o seu objetivo: há aquelas ideais para espalhar bem o corretivo e outras que possibilitam uma make de contorno impecável. 

1. Formato de gota

A esponja em forma de gota, conhecida como beauty blender, tem esse nome por ser mais redonda na base e afunilada na ponta. Ela possui uma textura suave e pode ser usada seca ou molhada, de acordo com a sua preferência. O ideal é sempre utilizar o acessório através de batidinhas.

A parte maior é ideal para a aplicação de base no rosto, enquanto a ponta fina auxilia no uso do corretivo, pois permite que o produto alcance até o canto interno dos olhos. A área mais afunilada da beauty blender também pode assegurar um bom acabamento em outras regiões mais externas da face, como a testa, por exemplo.

2. Retangular

O formato retangular é o mais tradicional. Por isso, é ideal para quem não tem muita experiência com maquiagem. Ele auxilia na aplicação da base nas áreas maiores, como testa e pescoço.

3. Redonda

A principal vantagem da esponja redonda é sua versatilidade. Ela pode ser utilizada para a aplicação de base, mas também serve para o pó compacto. O formato ajuda a evitar que o produto fique muito marcado na pele. Também é uma alternativa para retirar os resíduos de sombra que caem dos olhos em uma make elaborada.

4. Cilíndrica

A esponja com aspecto cilíndrico exige mais habilidades no manuseio, mas é ideal para técnicas de contorno. Ela ajuda a misturar as cores claras e escuras de forma mais harmônica e menos marcada. Basta praticar para usufruir de bons resultados na maquiagem com a ajuda do acessório.

Cuidados com a esponja de maquiagem

Se a maquiagem faz parte de sua rotina diária, saiba que é necessário ter alguns cuidados higiênicos em relação às esponjas. O ideal é limpar o acessório pelo menos uma vez por semana, com água e sabonete neutro. Mas tenha paciência: deixe o item de molho até que os resíduos sejam removidos completamente.

A conservação também é um aspecto importante, que pode garantir maior durabilidade à esponja. Procure sempre manter o item em uma embalagem, pois em contato com outros produtos ela poderá sujar e se desgastar com mais facilidade. Geralmente, as esponjas já vêm em um estojo de plástico, basta não descartá-lo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!