Dica do Nutricionista > Nutrição

Sopa de espinafre pode ajudar a controlar a hipertensão

Por Redação Fortíssima 24/01/2016

Pesquisadores do St. Michael’s Hospital, no Canadá, descobriram que a sopa de espinafre tem propriedades que ajudam a controlar a pressão arterial. Quem gosta do vegetal também podem aproveitar para ingerir o alimento puro e terá o mesmo resultado. 

Segundo os estudos, o nitrato inorgânico que existe no espinafre se transforma em óxido nítrico no organismo. Essa molécula tem a capacidade de dilatar os vasos sanguíneos. Como consequência, a pressão arterial diminui naturalmente.

É um alívio para quem é diagnosticado como hipertenso. A parte mais difícil está na mudança dos hábitos. Mas nada que optar por alimentos saudáveis, sem abrir mão do sabor, não possa ajudar. 

Número de hipertensos em crescimento

A hipertensão arterial é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais. Segundo informações do Ministério da Saúde, pelo menos 40% das mortes por acidente vascular cerebral no Brasil são causadas pela pressão alta.

Até 2025, o número de hipertensos no país deverá crescer 80%, conforme pesquisas realizadas pela Escola de Economia de Londres, o Instituto Karolinska e a Universidade do Estado de Nova York.

Atualmente, 17 milhões de brasileiros têm pressão alta, especialmente pelo consumo de cigarro e álcool, sedentarismo, obesidade e má alimentação.

Se você não quer fazer parte desta estatística, está na hora de ser radical e investir no seu bem-estar. Pratique diariamente exercícios físicos. Elimine da sua rotina alguns alimentos impróprios e tenha uma rotina mais equilibrada.

sopa-de-espinafre-doutissima-iStock-getty-images

A sopa de espinafre é uma alternativa rica em nutrientes e saborosa. Foto: iStock, Getty Images

Receita de sopa de espinafre

Quem tem pressão alta não deve comer carnes gordas ou frituras. Enlatados e embutidos também estão fora da lista dos itens permitidos. Retire das compras do supermercado salgadinhos, bacon, caldo de carne, salsicha, queijo amarelo, produtos industrializados com excesso sódio, refrigerantes e o café.

Escolha as carnes magras, nas versões grelhadas ou cozidas. Troque o leite integral pelo desnatado e aprenda a degustar o queijo branco. Insira na sua rotina o azeite de oliva e adquira o hábito de comer feijão preto ou lentilha.

Outros legumes e verduras são sempre bem-vindos, assim como as frutas – dê preferência aos orgânicos, que não contêm agrotóxicos. Invente receitas com outros temperos e exclua o sal aos poucos. Tudo anotado? Aproveite para preparar uma boa receita de sopa de espinafre. 

Ingredientes

1 cebola

1 maço de espinafre

Azeite de oliva

Temperos a gosto

Sal

Modo de preparo

Corte uma cebola em pedaços e refogue-a no azeite, apenas para dourar. Após lavar o espinafre, coloque-o na panela junto com a cebola. Acrescente os temperos de suas preferência e deixe cozinhar. Também adicione uma pitada de sal.

Depois de cozido, ponha tudo no liquidificador e bata a sopa de espinafre. Devolva para a panela e espere ferver. Sirva à mesa e bom apetite. Você estará bem nutrido e com um remédio saudável para combater a hipertensão.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!