Exercícios

Invista nos exercícios com faixa elástica durante a malhação

Por Redação Fortíssima 25/01/2016

Eles são baratos, exigem pouco espaço e podem ser praticados mesmo enquanto você está em uma viagem, por exemplo. Além disso, os exercícios com faixa elástica também permitem que você realize movimentos de força sem pesos.

Ou seja, você consegue reunir um treino para o corpo inteiro com um equipamento simples e barato, sem enjoar das repetições ou estagnar na mesma intensidade de sempre. Quer aprender como? Confira as dicas que a equipe do Doutíssima separou.

Faixas elásticas como aparelhos de musculação

Os aparelhos de musculação são capazes proporcionar ganhos de força e aumento da massa muscular, mas a verdade é que as faixas elásticas podem ser tão eficazes quanto eles. Pesquisas mostram que o treinamento com elas pode ser equivalente..

De acordo com um artigo publicado na Strenght Band Training, as últimas pesquisas indicam a existência de mais de 160 exercícios para trabalhar os principais grupos musculares usando faixas elásticas. Eles podem ser usados para realizar atividades semelhantes às feitas em aparelhos como supino, remada sentada ou flexora.

Pesquisadores espanhóis revelaram ainda que as faixas elásticas podem produzir atividade muscular semelhante ao supino de peso livre, por exemplo. Eles apresentaram suas conclusões no American College of Sports Medicine, indicando a existência de níveis semelhantes de ativação peitoral.

A principal vantagem é que esse acessório é perfeito para todas as pessoas. Ele vem com várias resistências, incluindo leve, média e pesada. É possível ajustá-la ainda para ter mais ou menos intensidade a partir da regulação da folga. Você também pode usar várias bandas ao mesmo tempo para aumentar o desafio.

exercicios-com-faixa-elastica-doutissima-iStock-getty-images

A faixa elástica pode até substituir exercícios mais complexos. Foto: iStock, Getty Images

Exercícios com faixa elástica

Empolgado com essa possibilidade? Então confira um circuito de exercícios para fazer dois ou três dias não consecutivos por semana. Execute cada movimento em ordem, com pouco ou nenhum descanso entre os exercícios.

Repita cada um dos circuitos de duas a três vezes – mas faça um repouso de um a dois minutos entre eles.

  • Agachamento

Fique com o corpo reto e os pés afastados na largura dos ombros. Segure as alças da faixa com as duas mãos e coloque embaixo dos pés. Estique até o nível do ombro. Faça um agachamento completo, mas impeça que suas mãos se movam.

  • Extensão

Coloque a faixa presa em uma posição baixa e a outra extremidade em torno do tornozelo direito, com a banda posicionada atrás de você. Afaste-se para criar tensão na faixa e posicione os pés na largura do quadril.

Mude seu peso para o pé esquerdo e levante a perna direita do chão em direção à parte frontal do seu corpo. Lentamente, retorne à posição inicial. Repita 12 vezes e alterne as pernas.

  • Elevação lateral

Fique com os pés posicionados sobre o centro da faixa. Segure as extremidades com as palmas das mãos viradas para dentro. Dobre os cotovelos e levante os braços, esticando-os para os lados no nível do ombro. Faça três séries com 12 repetições.

  • Caminhada lateral

Coloque a faixa em torno das pernas, um pouco acima dos tornozelos. Posicione os pés na largura dos ombros para criar tensão. A partir de uma posição de leve agachamento, transfira o peso para o lado esquerdo, dando um passo para o lado com a perna direita.

Mova a perna de apoio ligeiramente, para manter a faixa tensa. Faça de oito a dez passos antes de voltar para o outro lado e concluir os exercícios com faixa elástica

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!