Bem-Estar > Zen

Mindfulness: aprenda como essa técnica pode ajudar você

Por Redação Fortíssima 26/01/2016

Você que é adepto da meditação ou está a fim de experimentar uma atividade nova, já ouviu falar em mindfulness? Técnica meditativa que vem ganhando espaço entre aqueles que querem ficar longe do estresse, ela ajuda a esquecer os problemas do dia a dia e pode ser uma uma aliada no tratamento de doenças como a hipertensão e as dores crônicas.

No Brasil, a modalidade tem sido traduzida como atenção plena ou mente presente, conforme define Alexandre Lunardelli, sócio e instrutor da Academia Brasileira de Mindfulness (ABMind). Significa prestar atenção ao momento presente de maneira intencional e receptiva.

Já para Joselita Cunha, também sócia e instrutora na ABMind, a mindfulness pode ser definida não só como um estado de consciência, mas também um conjunto de técnicas e práticas para se chegar lá. “Ela é tanto o caminho como o destino”, explica.

mindfulness-doutissima-iStock-getty-images

A técnica ajuda a reduzir o estresse. Foto: iStock, Getty Images

Quatro benefícios de praticar mindfulness

Ficou interessado? Vale lembrar que a técnica envolve o treinamento da atenção e, para isso, faz uso da respiração e do corpo como suportes. Tudo é ensinado e praticado de uma maneira simples, cientifica e secular. Confira quatro benefícios da técnica de meditação e comece agora mesmo:

  • Redução do estresse e da ansiedade

Pesquisa realizada pelo Jefferson-Myrna Brind Center of Integrative Medicine, dos Estados Unidos, mostra que a meditação plena da mente reduz os sintomas de estresse de mulheres com câncer no seio, por exemplo.

Além disso, os testes com mindfulness mostraram que ocorrem mudanças positivas no cérebro relacionadas ao estresse, emoções e satisfação.

  • Desenvolvimento do foco e da concentração

Meditar torna as pessoas mais focadas e tranquilas. Com sua prática também se alcança um melhor controle do processo da dor e das emoções.

  • Autoconhecimento e equilíbrio emocional

A modalidade também diminui a ocorrência de depressão em mulheres grávidas. Segundo pesquisa da médica Maria Muzik, professora assistente de psiquiatria da Universidade de Michigan, dos Estados Unidos, a meditação da mente plena e yoga permitem que a gestante se sinta empoderada e positiva em relação a sua gravidez.

  • Diminui a sensação de solidão

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, também dos Estados Unidos, descobriram que a mindfulness  ajuda a diminuir a sensação de solidão dos idosos que vivem sozinhos, dinamizando o sistema imunológico e diminuindo a expressão dos genes responsáveis por processos inflamatórios.

Mindfulness pelo celular

Não é difícil notar que a técnica de meditação da mente plena possui diversos benefícios para sua saúde. No entanto, se você é daqueles que prefere testar ou conhecer uma novidade mais a fundo antes de começar a praticá-la, pode fazer isso sem sair de casa.

Desde o ano passado está disponível o aplicativo Medita!. Disponível para dispositivos móveis com sistema iOS, o app, possui, além da mindfulness, outros sete temas de meditação para se fazer em casa. A novidade também será lançada em breve no sistema Android.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!