Bem-Estar > Zen

Sri Prem Baba prega o silêncio como parte da transformação

Por Redação Fortíssima 27/01/2016

Já imaginou ficar dias sem poder usar a fala para se comunicar? É exatamente o que propõe o líder espiritual Sri Prem Baba. Em uma de suas atividades, o Retiro do Silêncio, ele prega o amor e defende a ausência do diálogo como forma de autoconhecimento.

Para os mais tagarelas, a tarefa pode ser das mais difíceis. Mas, afinal, quem é esse brasileiro que reúne seguidores e discípulos em diversos cantos do mundo? Confira a seguir.

Como nasceu Sri Prem Baba

Em 1975, muito antes de ser Sri Prem Baba, nascia na cidade de Aclimação, interior do estado de São Paulo, Janderson Fernandes de Oliveira. Desde pequeno, ele se interessava por yoga, artes marciais e meditação. Mas foi só na adolescência que tudo mudou, quando ouviu uma voz interior dizer que deveria ir para a cidade de Rishikeshi, na Índia, quando completasse 33 anos.

Durante a vida adulta, começou a ter contato com diversas religiões e terapias alternativas. Foi introduzido ao xamanismo, depois buscou autoconhecimento através das terapias dos budas e fundou centros de meditações.

Prestes a completar a idade prometida, viu um senhor de longas barbas brancas, nos Himalayas, durante uma de suas sessões de meditação. Não demorou para que associasse a imagem à mensagem que havia escutado quando jovem.

Ao chegar em seu destino, reconheceu o velho de suas visões: Sri Hans Raj Maharaj ji, que se tornou seu mestre e o guiou para que também pudesse se tornar um líder espiritual, anos depois.

Atualmente, Sri Prem Baba tem voltado suas forças para unir o Ocidente e o Oriente, ciência e a espiritualidade, a fim de agregar saberes e elevar valores humanos, espirituais e sociais.

Através de projetos sociais e encontros, ele busca também articular estratégias de melhorias na educação, na preservação do meio ambiente e no sistema prisional. Sempre com o intuito de clarificar as pessoas sobre o cultivo do silêncio, como forma de ampliar a consciência e criar as bases para a construção de um mundo melhor.

É o que promete o próximo Retiro do Silêncio, que acontece entre os dias 16 e 28, em Rishikesh, na Índia. Uma experiência intensa, é indicada apenas para aqueles que já estiveram presentes em outros cursos do líder espiritual.

 

Sri Prem Baba-doutissima-reprodução Facebook

O líder espiritual e já conquistou seguidores em todo o mundo. Foto: Facebook, Reprodução

Criação do movimento Awaken love

Um marco na sua trajetória aconteceu em 2013, quando criou o movimento Awaken Love, que conforme indica o título em inglês, tem o intuito de acordar na humanidade a lembrança de seis valores que considera essenciais: honestidade, autorresponsabilidade, dedicação, gentileza, serviço e beleza.

Com ele nasceu também o Instituto Awaken Love Action, uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha para dar novos significados às relações humanas, a fim de que sejam orientadas para a cultura de paz e a propagação da prosperidade.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!