Bem-Estar > Motivação > Uncategorized

Samambaias: veja dicas para cultivar em casa ou no jardim

Por Redação Doutíssima 28/01/2016

A moda das samambaias está de volta. Depois de uma fase em desuso, elas voltaram com tudo para as decorações e o paisagismo. Que tal aproveitar a moda e levar o verde para os ambientes da sua casa? Aprenda como.

samambaias-shutterstock-doutíssima

A abundância de folhas não permite que ela passe despercebida. Foto: Shutterstock

Como manter samambaias em casa

Ideais para ambientes com claridade indireta e pouco vento, as samambaias precisam de oito horas de sol por dia. Mas os cuidados não param por aí. Manter o solo úmido, mas não encharcado, permite ainda que as folhas se mantenham saudáveis.

O ideal é aguar a planta dia sim, dia não. Além disso, pode ser borrifada água em suas folhas em dias mais quentes, sempre ficando atento à terra, que não deve estar seca e nem com muita água. Lembre-se ainda de que o amarelamento da samambaia indica o apodrecimento da raiz, o que costuma ser causado pelo excesso de água.

As samambaias ficam bonitas em todas as épocas do ano, mas principalmente na primavera e no verão. Para manter a planta vistosa o ano todo, é indicado que um adubo orgânico seja colocado a cada dois meses em seu vaso.

Acompanhar a adaptação da planta ao local que foi inserida também é importante. Caso perceba que as folhas estão claras e feias, o problema pode ser os nutrientes que estão faltando ou o espaço talvez não seja o mais adequado.

Quem tem animais de estimação ou crianças pequenas deve ficar atento, pois a samambaia é tóxica quando ingerida. Então o ideal é deixar o vaso em locais altos, em que as folhas não possam ser arrancadas.

As samambaias e o paisagismo

Por serem plantas utilizadas dentro de casa, elas são incorporadas em vários projetos de paisagismo. Sua beleza pode ser explorada de diversas formas nos cômodos internos de uma casa. Vasos médios e grandes de cerâmica são os melhores para a planta.

Assim, normalmente são colocadas em salas ou perto de janelas amplas, que devem ser acompanhadas de cortinas, caso o local tenha grande iluminação ou muito vento. Nas duas situações, as folhas podem ser danificadas.

Banheiros também recebem a samambaia como decoração. Suportes de ferro podem segurar vasos menores perto da janela para dar um toque de delicadeza ao cômodo e fugir do tradicional.

Na hora de planejar o seu uso, a principal dica é escolher o tipo certo de samambaia para o efeito que você deseja adicionar. Afinal, diferente do que muita gente imagina, nem todas são iguais. Surpreso? Confira uma lista com os principais tipos:

Amazonas: gosta de locais com boa claridade e sol fraco

Americana: possui coloração de um verde mais fraco e é mais compacta que as outras espécies

De metro: suas folhas chegam a dois metros de comprimento. Uma dica para manter essa espécie bonita é pendurá-la no alto, para manter seu caimento livre

Paulistinha: mais rustica das espécies, pode ser plantada diretamente no solo

Renda francesa: de folhagem delicada, com melhor adaptação ao solo úmido. Não gosta de vento e deve ser colocada em lugares com boa luminosidade.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!