Nutrição > Receitas

Descubra o sabor de fazer uma paçoca funcional

Por Redação Fortíssima 29/01/2016

A paçoca funcional é uma alternativa para quem não dispensa o sabor desse doce feito de amendoim, mas fica reticente quanto ao seu elevado número de calorias. Além disso, os produtos da categoria estão cada vez mais presente nas mesas dos brasileiros.

Segundo Alessandra Godoy, consultora de nutrição da Associação Brasileira da Indústria de Massas Alimentícias e Pão e Bolo Industrializados (Abima), o crescimento na demanda está associada à preocupação com a saúde.  

“As pessoas querem alimentos que vão além do aspecto nutricional e as ajudem a manter a saúde e diminuir riscos de doenças”, explica. Entre os benefícios oferecidos pelos funcionais está a redução das chances de problemas cardiovasculares, autoimunes e inflamatórios, melhora da saúde intestinal, ajuda no controle do colesterol e da glicemia.

pacoca-funcional-doutissima-iStock-getty-images

A paçoca funcional substitui a receita comum com muito sabor. Foto: iStock, Getty Images

Faça sua receita de paçoca funcional de aveia

Pronto para implementar alimentos funcionais no seu cardápio? Confira uma receita de paçoca de aveia, sugestão da nutricionista Luciana Harfenist, e faça a substituição sempre que sentir aquela vontade incontrolável de comer algo doce.

Ingredientes

1 colher de chá de canela

1 xícara de amendoim natural

1 semente de cardamomo

3 colheres de sopa de aveia em flocos

3 colheres de sopa de rapadura

Modo de preparo

Em posse de todos os ingredientes, é hora de colocar a mão na massa. Primeiro, aqueça o amendoim e a rapadura. Na sequência, leve ao liquidificador junto com a semente de cardamomo. O aparelho deve ser ligado na potência baixa e o ponto ideal é quando tudo se virar uma pasta.

Feito isso, coloque a aveia com canela em uma frigideira antiaderente e leve ao fogo. Então salteie até que fique seca, com aspecto de farofa. Por fim, modelo no formato de sua preferência ou coloque em embalagens de papel para embrulhar. A paçoca funcional também pode incrementar seu iogurte, frutas e sobremesas.

Outros cinco produtos funcionais

Como você deve imaginar, a paçoca funcional de aveia não é o único alimento dessa classe. Pelo contrário, existem muitos outros. Confira mais cinco produtos semelhantes e o seus benefícios:

  • Soja

Contém isoflavona, substância de ação estrogênica, que reduz os sintomas da menopausa. Suas proteínas possuem efeito na redução do colesterol.

  • Salmão

Rico em ômega 3, possui efeito na redução do LDL (colesterol ruim), além de ação anti-inflamatória. Ele também é indispensável para o desenvolvimento do cérebro e da retina de recém-nascidos.

  • Vinho tinto

Possui uma substância chamada catequina, que reduz a incidência de certos tipos de câncer e estimula o sistema imunológico.

  • Maçã

Conta com tanino em sua composição, um poderoso antioxidante, também com efeito antisséptico e vasoconstrito.

  • Cebola

Rica sulfetos alílicos, cujas características favorecem a redução do colesterol e da pressão sanguínea, além de melhorar o sistema imunológico e reduzir risco de câncer gástrico.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!