Bem-Estar > Psicologia

Entenda o que é a nostalgia e como ela pode afetar você

Por Redação Fortíssima 30/01/2016

A nostalgia criada ao lembrar de bons momentos é algo natural e que todos sentem. Há inclusive um data especial no ano em comemoração a esse sentimento: 30 de janeiro, o Dia da Saudade.

O que pouca gente sabe é que alimentar essa sensação pode fazer bem à saúde: memórias felizes são capazes de tornar as pessoas mais otimistas e menos ansiosas sobre o futuro. É o que todo mundo precisa para uma rotina mais leve. 

De onde vem a nostalgia?

Você já se pegou pensando melancolicamente sobre um evento passado? Se a resposta for positiva, saiba que não está sozinho. Quase todos se engajam em pensamentos nostálgicos, e essas memórias ocorrem com bastante frequência.

Historicamente, esse sentimento foi pensado como um sintoma da depressão, mas novas pesquisas estão mudando a forma como vemos a emoção. Por volta do século 17, ela era considerada como tendo uma origem demoníaca.

Mais tarde, passou a ser classificada como um tipo de melancolia ou psicose. Finalmente, o termo saudade foi introduzido pelo médico suíço Johannes Hofer, para se referir a sintomas psicológicos e fisiológicos adversos apresentados por mercantes suíços que dobraram seu comércio em terras estrangeiras.

Hofer conceituou a nostalgia como uma doença médica ou neurológica. Os sintomas incluídos foram pensamento persistente de casa, crises de choro, ansiedade, batimentos cardíacos irregulares, anorexia, insônia e até mesmo sufocamento de sensações.

Contemporaneamente, novos estudos mostram que esses sentimentos podem ser muito benéficos. Uma pesquisa da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, mostra que há assuntos comuns para reflexões nostálgicas.

Família e casa servem como estímulos potentes, mas há quem se sinta desse modo por outros objetos e eventos. Descobriu-se que aniversários, feriados e reuniões, por exemplo, tendem a evocar fortes memórias na população, assim como a infância e a adolescência parecem ser períodos férteis para meditação nostálgica.

nostalgia-doutissima-iStock-getty-images

Como diz o ditado, recordar é viver. Foto: iStock, Getty Images

Pensar no passado pode ajudar no futuro

Pesquisadores da Universidade de Southampton, na Inglaterra, descobriram que olhar para o passado muitas vezes ajuda a manter os sentimentos de autoestima e contribui para uma perspectiva mais otimista.

Os cientistas acreditam que através da promoção do otimismo, a nostalgia poderia auxiliar pessoas a lidar com a adversidades psicológicas. Nesse estudo publicado na revista Personality and Social Psychology Bulletin, os participantes foram convidados a recordar um evento nostálgico e a escrever sobre ele.

Um segundo grupo foi convidado a registrar um evento ordinário de seu passado. Descobriu-se que o número de palavras otimistas incluídas nas narrativas saudosistas foi significativamente maior do que nas histórias comuns.

Além disso, foi feito um segundo experimento. Foram reproduzidas músicas antigas e neutras. Os resultados mostraram que aqueles que ouviram músicas nostálgicas revelaram níveis mais elevados de otimismo, se comparados aos do outro grupo.

É por isso que pensar em eventos e situações positivas, como lugares que se gosta e momentos em que as coisas foram bem, pode ser uma boa maneira de se sentir um pouco melhor quando se experimenta emoções negativas.

Trata-se de uma maneira de aproveitar experiências passadas, que são bastante significativas, para lembrar que estamos felizes e que a vida possui algum senso de propósito ou significado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!