Amor e Sexo > Relacionamento

Hora de juntar as escovas de dentes? Entenda o que muda

Por Redação Fortíssima 30/01/2016

A mudança para uma nova casa é sempre um grande evento, especialmente quando duas pessoas solteiras decidem que é a hora de juntar as escovas de dente. O que os casais às vezes esquecem é que a decisão pode modificar bastante a rotina. Ou seja, é preciso estar preparado para lidar com novos desafios.

Hora de juntar as escovas de dentes?

Não importa quanto tempo vocês já passaram juntos ou se as roupas de um já estão nas gavetas do outro. A verdade é que você nunca vai saber o que é realmente viver com alguém até o dia em que vocês dividam um mesmo lar.

 Morar junto oferece muitos dos benefícios emocionais de um casamento, mas também a maior parte das mesmas dores de cabeça. Segundo um estudo produzido pelo National Center for Health Statistics, dos Estados Unidos, quase metade das mulheres com idade entre 15 e 44 anos indica que sua primeira união foi a coabitação – e não o casamento.

Os dados mostraram que os casais moram juntos por cerca de 22 meses, em média, e que 40% das coabitações levam ao casamento dentro do período de três anos. As estatísticas revelam ainda que para dar o próximo passo é preciso superar novidades trazidas pelo novo estilo de vida.

É necessário estar preparado para o que está por vir: todos os defeitos e qualidades do parceiro provavelmente virão à tona. Se você achava um charme ele ser um pouco desligado, quando isso começar a influenciar o dia a dia da casa pode virar um problema.

Por exemplo, quando ele esquecer de pagar algo importante ou pegar ingredientes para o jantar. A rotina sexual do casal também pode ser afetada – muitas vezes ela não consegue andar de mãos dadas com a vida cotidiana.

Não menos relevante, antes de saber se é o momento de juntar as escovas de dentes, é preciso conhecer as expectativas que cada um tem com esse novo passo. Discutam se estão indo morar juntos porque não pensam em casar ou enxergam isso como um teste antes de oficializar a união.

juntar as escovas de dentes-doutissima-iStock getty images

Vale avaliar todas as possibilidades antes de tomar a decisão. Foto: iStock, Getty Images

Morar juntos sem mistérios

Para que a experiência de morar juntos realmente funcione, é preciso planejamento. É importante colocar tudo no papel e conhecer o que cada um pensa e espera do relacionamento.

Também é fundamental discutir decisões práticas, como quem irá se mudar, como reorganizar a casa para uma vida a dois ou até mesmo questões financeiras. Crie ainda algumas regras de boa convivência para essa nova fase, como baixar a tampa do vaso e respeitar o espaço do outro.

Lembre-se também de que, para qualquer relacionamento funcionar, é preciso comunicação – ou seja, se algo está incomodando é sábio levantar a questão e resolvê-la na hora. Em outras palavras, juntar as escovas de dentes é um grande passo e muitas vezes faz bem para a maioria dos casais.

Porém, antes de fazê-lo, é importante pensar e chegar à conclusão de que se está preparado para as mudanças que podem acontecer a partir do momento em que você dividir o mesmo teto que seu parceiro.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!