Bem-Estar > Qualidade de vida

O que Gandhi pode ensinar a você sobre a não-violência

Por Redação Fortíssima 30/01/2016

Hoje é celebrado o Dia Internacional da Não-Violência. A data escolhida faz referência a uma das mais conhecidas personalidades que pregava a paz no mundo: o indiano Mahatma Gandhi.

O objetivo é incentivar não apenas que sejam evitadas as agressões ou conflitos, mas também que as pessoas sejam capazes de tomar medidas positivas para resistir à opressão e chegar à mudança.

A não-violência de Mahatma Gandhi

Como um verdadeiro líder, Gandhi concedeu um status especial ao que entendemos hoje como não-violência. Ele não só teorizou sobre o assunto, mas também o adotou como filosofia e maneira ideal de vida. Vale saber que ele não inventou o conceito, mas é chamado de seu pai porque levou suas práticas a um nível nunca antes alcançado.

Ele pegou o princípio religioso do ahimsa (não fazer mal), comum para budismo, hinduísmo e jainismo, e o transformou em uma ferramenta para motivar o mundo a uma mudança de postura.

A ideia foi utilizada para combater não só o domínio colonial, mas também males sociais como a discriminação racial. O objetivo em qualquer era sempre converter o adversário para conquistar sua mente e coração.

Seus ensinamentos dizem que, em meio à violência, aquele que possuir a não-violência é abençoado. Além disso, ele indica que os criminosos são produtos de desintegração social. Em outras palavras, essa não é uma tendência natural do ser humano e sim uma experiência aprendida.

Segundo sua filosofia, a não-violência é a maior força à disposição da humanidade, sendo mais poderosa do que qualquer arma de destruição em massa. Costumava dizer que ela é superior à força bruta, já que se trata algo que não se pode medir os limites.

Para os brasileiros, a prática de violência é um assunto diário – e uma realidade que precisa ser mudada. Segundo informações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), 42.416 pessoas morreram em 2012 vítimas de arma de fogo no Brasil. São cerca de 116 óbitos por dia.

Gandhi-doutissima-iStock-getty-images

A sua trajetória serve de inspiração ainda hoje. Fioto: iStock, Getty Images

Uma vida dedicada ao bem

Mahatma Gandhi era o líder principal do movimento de independência da Índia e também o arquiteto de uma forma de desobediência civil não-violenta que viria a influenciar o mundo. Ele nasceu no noroeste da Índia, no estado principesco de Porbandar, em 2 de outubro de 1869.

Começou sua militância como imigrante indiano na África do Sul, no início de 1900. Nos anos seguintes e na Primeira Guerra Mundial, tornou-se figura de destaque na luta pela independência de seu país da Grã-Bretanha.

Foi preso várias vezes e empreendeu uma série de greves de fome para protestar contra a opressão das classes mais pobres. Depois de 1947, continuou a trabalhar para a paz entre hindus e muçulmanos. Gandhi foi assassinado a tiros em Nova Deli, em 30 de janeiro de 1948, por um fundamentalista hindu.

É por isso que o dia de hoje serve como uma homenagem e também como uma maneira de relembrar seus ensinamentos e fazer do mundo um lugar melhor e mais justo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!