Cirurgia Plástica > Saúde

Otoplastia: dicas caseiras ajudam a moldar a orelha de abano

Por Redação Fortíssima 30/01/2016

Para aqueles que tem orelha de abano, a cirurgia corretiva costuma ser um desejo desde a infância, quando o tamanho maior já é evidente. Mas, ainda que a otoplastia seja um procedimento comum e bastante frequente, é possível tentar algumas dicas caseiras antes de se submeter à cirurgia.

Quando ter orelhas proeminentes é um problema

As orelhas proeminentes podem ser uni ou bilaterais e surgem como resultado de falta ou malformação da cartilagem durante o desenvolvimento da orelha na vida intrauterina. A tendência é que não melhorem, sendo detectáveis nos três primeiros meses de vida.

A condição pode se agravar quando a cartilagem mole é dobrada repetidamente – principalmente durante a amamentação. Não há problemas funcionais associados com orelhas proeminentes, mas o sofrimento psíquico pode ser considerável. Em outras palavras, é a questão estética a principal preocupação das orelhas de abano.

As possíveis consequências incluem redução da qualidade de vida, diminuição da autoestima, comportamento de esquiva social e mau desempenho na escola. No entanto, um estudo do JAMA Facial Plastic Surgery diz que esse problema talvez não cause tantos estigmas quanto as pessoas acreditam.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores buscaram medir o quanto as pessoas realmente notam as orelhas de abano e se isso provoca suposições tendenciosas sobre a personalidade.

Foram recrutados 20 voluntários adultos, aos quais foi solicitado que olhassem as fotos de 20 crianças de cinco a 19 anos de idade. Todos os pais dessas crianças tinham solicitado cirurgia plástica corretiva para orelhas salientes.

O resultado? As pessoas realmente passaram mais tempo olhando para aquelas com orelhas maiores. Ocorre que, ao avaliar os voluntários, não ocorreram diferenças significativas. Todas foram considerados igualmente assíduos, inteligentes e simpáticos.

otoplastia-doutissima-iStock getty images

As talas podem ser uma alternativa para crianças. Foto: iStock, Getty Images

Otoplastia pode ser apenas o último recurso

Quando o problema das orelhas de abano é uma grande dor de cabeça para crianças ou adultos, muitas vezes é recomendada a otoplastia ou cirurgia de correção.  Ela pode ser feita em qualquer idade após os ouvidos chegarem ao seu tamanho normal, o que geralmente ocorre depois dos cinco anos de idade.

Como todos os procedimentos cirúrgicos, há alguns riscos envolvidos. As principais complicações incluem deformidades graves e até mesmo a perda de uma orelha. Muitas pessoas buscam opções não cirúrgicas para tratar o problema – e elas existem, embora funcionem apenas em crianças.

Em recém-nascidos, é possível moldar a orelha. Um método tradicional para isso é colocar talas nos ouvidos do bebê, para que as orelhas cresçam na direção correta. Mas vale lembrar que é preciso de orientação médica para evitar problemas.

Atualmente, é possível encontrar talas flexíveis, que são colocadas na dobra da orelha e protegidas por fita. Elas devem colocadas aos dois meses de idade e deixadas no local por cerca de oito semanas.

Se tudo correr bem, a partir daí as orelhas devem crescer corretamente. Os especialistas indicam que, para melhor eficácia do tratamento, as talas devem ser colocadas antes dos seis meses de idade.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!