Bem-Estar > Dia a Dia

Compostagem: entenda como esse processo natural acontece

Por Redação Fortíssima 31/01/2016

De acordo com estimativas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o aumento do lixo no planeta pode passar de 1,3 bilhão para 2,2 bilhões de toneladas em menos de 10 anos. No entanto, nem todo esse descarte precisa ficar jogado sem utilidade. Os resíduos orgânicos, por exemplo, podem servir para compostagem.

Como o próprio nome sugere, a técnica consiste em utilizar os materiais orgânicos para formar novos compostos, como adubos de terra, fertilizantes e filtro natural. Na natureza, o processo ocorre o tempo inteiro.

Plantas que caem ou morrem, animais mortos, fezes e outros resíduos de origem vegetal e animal se acumulam sobre o solo e se transformam em outros produtos, que ajudam a manter a terra em perfeito estado.

Renascendo pela compostagem

Uma planta morre e seu corpo na terra gera outra planta. Esse é o princípio da compostagem, um processo natural de reaproveitamento de resíduos orgânicos. A transformação, comum na natureza, pode ser feita por você dentro de casa, por meio de um procedimento doméstico.

Nesse caso, é o lixo orgânico que recebe um novo destino. Os próprios micro-organismos que estão nos resíduos em condições ideais de umidade e temperatura são responsáveis por pela transformação.

Eles se decompõem e estabilizam os componentes que estão presentes na matéria orgânica, liberando o dióxido de carbono e o vapor de água. Quando são adicionados outros micro-organismos nos resíduos da natureza, o processo é acelerado. Se realizado corretamente, a compostagem não causa mau cheiro.

compostagem-doutissima-iStock-getty-images

A compostagem gera adubo para a sua horta. Foto: iStock, Getty Images

Fazendo compostagem em seu lar

Dentro de casa, é possível fazer adubo com o lixo gerado no dia a dia. Com ajuda de uma composteira, que também pode ser feita com material reciclado, os restos orgânicos contribuem para criação de uma horta ou embelezar o jardim com floreiras.

A composteira é o recipiente que recebe os restos. É possível fazê-la com caixas de madeira, paletes ou mesmo baldes plásticos. Também é possível comprar uma, inclusive com misturadores de plástico, quando vem acoplada com uma espécie de tambor que gira e oxigena o composto.

Mas vale lembrar que o equipamento deve ter um sistema de vazamento do chorume, o líquido que escorre da matéria orgânica em decomposição. Tudo pronto? Anote as dicas e crie a sua:

  • Separe três caixas plásticas empilháveis com tampa
  • Fure o fundo de duas caixas com buracos de 0,5 cm de diâmetro
  • Forre uma das caixas furadas com terra e minhocas, enterrando o material orgânico misturado com o dobro de matéria seca bem picada
  • Empilhe todas as caixas e coloque a tampa. O recipiente furado deve ficar no topo, o recipiente cheio fica ao meio e sem furos por baixo, para que armazene o chorume
  • Coloque a caixa do meio em cima sempre que ela estiver cheia.  As minhocas ficarão na parte superior, produzindo o húmus
  • Despeje o lixo orgânico na caixa vazia, enquanto o chorume escorre nela, adubando. Depois de 50 dias, você já pode usar o produto dessa compostagem como adubo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!