Bem-Estar > Zen

Conheça duas técnicas diferentes para fazer mandalas

Por Redação Fortíssima 31/01/2016

Entre os símbolos da cultura oriental, as mandalas fazem sucesso por servirem como instrumento decorativo e terapêutico. Originalmente, a função delas é ser o ponto focal para a prática da meditação.

Existe uma variedade de símbolos e desenhos para representá-las. O mais legal é que podem ser feitos em casa, ajudando a equilibrar o ambienteservindo como um centro de harmonização.

Mandalas servem para iniciar a meditação

Meditar todos os dias pode diminuir a produção de adrenalina e cortisol, o hormônio da ansiedade. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu que problemas como hiperatividade, estresse e déficit de atenção podem ser combatidos simplesmente com o relaxamento da meditação.

As mandalas servem como princípio para essa prática. Ao observar fixamente os desenhos que as compõem, é possível relaxar e transcender, respirando e expirando lentamente. Que tal aprender a fazer a sua?

Em um pedaço de papel, desenhe um círculo com compasso ou molde, como um prato. Encontre o centro da mandala. Caso você tenha desenhado com compasso, basta encontrar o furo. Já se desenhou com ajuda do prato, faça uma leve dobradura ao meio, em cada lado. Onde as linhas se encontrarem, estará o centro.

Lembre-se de deixar o desenho simétrico, para garantir harmonia. Como as mandalas são centros energéticos, é importante que estejam alinhadas e equilibradasNo meio do círculo, faça um pequeno contorno com marcador, definindo um tema para a mandala. Pode ser um quadrado, um losango, outro círculo ou uma estrela, por exemplo.

Desenhe uma forma diferente da primeira, agora nas bordas da mandala, para criar misturas de temas. Ao redor do tema central, faça um anel, para que todos eles fiquem equilibrados. Crie novos anéis e novos temas, sempre indo do centro ao círculo externo.

Flores, espirais e formas geométricas podem interagir. Tente incluir desenhos positivos, algo que você goste e o deixe feliz. Finalize quando achar que está como você gosta. Para melhorar o acabamento, você pode colar o desenho sobre um suporte de madeira, plástico ou papelão, para que fique mais firme e resistente.

mandalas-doutissima-iStock-getty-images

A crença é de que a mandala ajuda a equilibrar o ambiente. Foto: iStock, Getty Images

Reutilize materiais para fazer suas mandalas

Não é apenas com papel e cartolina que você pode fazer suas mandalas. Alguns objetos que você tem em casa e não faz mais uso podem servir como suporte para elas. Discos e CDs, por exemplo, são peças para as quais você pode dar esse destino. Não sabe como? Confira:

  • Pegue uma cartolina e desenhe um círculo no tamanho do CD ou disco. Recorte com uma tesoura e faça desenhos simétricos, como no passo a passo mencionado acima
  • Transfira com lápis o mesmo desenho para o CD ou disco. Com uma cola cristal, faça as formas e desenhe a mandala até fique pronta
  • Cole vidros, lantejoulas, pérolas e outros acessórios para decorar.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!