Bem-Estar > Dia a Dia

Não sabe como descascar cebola sem chorar? Aprenda

Por Redação Fortíssima 31/01/2016

Parece uma tarefa doméstica simples, mas nem todos sabem como descascar cebola. Diferente de outros vegetais, esse legume pode provocar irritação nos olhos por causa de seu odor e gases que emana.

Se eles entram em contato com o olho, reagem e formam um ácido que irrita a região ocular. Como forma de proteção, a lubrificação natural dos olhos produz as lágrimas. No entanto, existem alguns truques que ajudam a picar as cebolas sem que as lágrimas escorram.

Veja dicas de como descascar cebola

Para não chorar na hora de descascar cebola, é importante que os gases liberados pelo vegetal não cheguem aos olhos. Existem várias formas de impedir ou dificultar esse processo.

  • Descasque e corte a cebola dentro de um recipiente com água, para que o ácido se forme antes de chegar aos olhos
  • Abra a torneira com um fio de água corrente para descascar ou cortar a cebola embaixo
  • Ligue um ventilador do seu lado e, na direção transversal, aponte a cebola para o vento, de modo que não chegue aos seus olhos
  • Use óculos para ajudar a conter os gases. O modelo utilizado para natação veda os olhos e evita o contato do gás, mas você também pode testar os que utiliza para se proteger do sol
  • Congele a cebola, assim ela não libera gases. e você não estiver com pressa no preparo da refeição, congele-a antes de descascar e cortar.
como-descascar-cebola-doutissima-iStock-getty-images

O choro é provocado pela liberação de gases na hora do corte. Foto: iStock, Getty Images

A solução para todos os problemas

Uma pesquisa da empresa House Food Group, do Japão, já conseguiu resultar na fabricação de cebolas que não emitem os gases que provocam o choro. Através de uma modificação química em seus componentes, elas não causam efeitos aos olhos.

Porém, enquanto esses vegetais reformulados não chegam ao mercado, siga algumas das dicas, aprenda como descascar cebola sem chorar e aproveite seus benefícios. Pesquisadores da Universidade de Berna, na Suíça, descobriram que o consumo regular do vegetal ajuda na prevenção da osteoporose, principalmente em mulheres.

De acordo com o estudo, ingerir uma grama por dia já é suficiente para evitar a reabsorção, um processo no qual o osso perde cálcio e fica mais frágil. Para a prevenção do câncer de próstata, a cebola também é uma excelente aliada.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, homens que costumam incluir alho e cebolas em sua dieta são menos propensos a desenvolverem o tumor, já que esses alimentos possuem um composto a base de sulfeto que ajuda a prevenir a doença.

Ou seja, não gostar de descascar cebola não pode ser desculpa para não consumir o vegetal, afinal, até mesmo a Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha o uso para tratamento de tosses, resfriados, falta de apetite e cuidados com a aterosclerose.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!