Bem-Estar > Motivação

Seja um mágico: 3 truques básicos para aprender

Por Redação Fortíssima 31/01/2016

Hoje é comemorado o dia mundial de um dos artistas preferidos de crianças e adultos: o mágico. A data busca celebrar a arte de entreter o público através da realização de ilusões que confundem e surpreendem, muitas vezes dando a impressão de que foi alcançado algo impossível.

Porém, vale saber que a ilusão da magia é criada por meios naturais e que você pode aprendê-la. Quer aprender? Confira os truques que a equipe do Doutíssima separou para você. 

O que existe por trás da magia?

Os truques de mágica foram praticados ao longo de toda a história, mas a profissão só ganhou força durante o século 18. Como forma de entretenimento, teve suas origens com Jean Eugène Robert-Houdin, originalmente um relojoeiro.

Ele abriu um teatro em Paris na década de 1840, apresentando seus autômatos mecânicos que se moviam e agiam como se vivos fossem. Mas a maior celebridade do século 19 foi Harry Houdini.

Seu nome real Erich Weiss, mas ele adotou esse nome artístico em homenagem a Robert-Houdin. Eles desenvolveram uma gama de truques de mágica, muitos baseados em escapologia – não à toa ficou conhecido por escapar dos lugares mais inusitados e impossíveis.

Ao contrário do passado, os artistas de hoje não afirmam possuir poderes sobrenaturais. Hoje as pessoas entendem que tudo acontece por meio de mecanismos secretos, espelhos e outros truques. O mágico procura apresentar um efeito tão inteligente e hábil que o público não pode acreditar em seus olhos ou pensar na explicação.

Muitos cientistas já buscaram investigar como mágicos enganam nossos cérebros. Por exemplo, um estudo publicado na revista Current Biology indica que eles realmente possuem essa capacidade de distorcer nossas percepções, levando as pessoas a perceber coisas que nunca aconteceram – uma verdadeira ilusão visual.

magico-doutissima-iStock-getty-images

Tudo não passa de técnicas utilizadas para criar ilusão. Foto: iStock, Getty Images

Aprenda a fazer truques como um mágico

Agora que você já sabe que tudo não passa de um truque, pode querer aprender algumas técnicas para impressionar amigos e familiares. É a sua chance de surpreender e divertir a todos:

  • A moeda que aparece

Esse truque é mito simples, mas vai precisar de algum treino para ficar perfeito. Basta retirar um objeto pequeno do bolso, como uma moeda, colocar secretamente entre os dedos e levar a mão até a orelha de seu amigo, manipulando a moeda rapidamente entre os dedos

  • Adivinhando a carta

Abra um monte de cartas em leque e peça para alguém escolher uma delas, retirando-a do baralho. Feche o leque e vire a última carta – dessa forma você esconderá a parte dos números.

Discretamente, vire o baralho e pegue a carta escolhida virada para baixo, encaixando-a. Vire o monte novamente e aí é só falar as palavras mágicas.

  • Levitação de um copo

Para esse truque, coloque o polegar dentro do buraco do copo e o segure o com as duas mãos. Depois, vá afastando as mãos, mas com cuidado. O seu polegar esquerdo deve ficar um pouco atrás do copo. Faça isso por poucos segundos para que seu público não se dê conta do truque. Além disso, lembre-se de treinar muito antes na frente do espelho.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!