Bem-Estar > Dia a Dia

Caixa térmica: aprenda a guardar os alimentos para viagens

Por Redação Fortíssima 01/02/2016

Praia, sol, verão e férias fazem uma combinação maravilhosa. Para aproveitar um dia tranquilo na orla, nada como separar a cadeira, o guarda-sol, a caixa térmica e apenas descansar. Antes, porém, não se esqueça de adotar alguns cuidados básicos para conservar os alimentos sempre frescos.

De acordo com estimativa do Ministério da Saúde, cerca de 670 surtos de intoxicação alimentar no país são causados anualmente pela má conservação dos alimentos. O resultado? Mais de 13 mil pessoas ficam doentes em função de bactérias, vírus e outros microrganismos que atacam o intestino.

Dicas para organizar a caixa térmica

Carregar uma caixa térmica pode garantir a sua segurança no verão. Isso porque a saúde depende de uma boa alimentação, feita com alimentos frescos e bem conservados. Na hora de organizar a embalagem, alguns cuidados ajudam a manter a refrigeração e deixam a comida melhor acomodada:

  • Utilize potes pequenos e com travas, para que os alimentos fiquem bem armazenados e o conteúdo não seja derramado
  • Mantenha a limpeza, o objetivo de usar a caixa térmica é deixar os alimentos longe de microorganismos que os contaminem. Lembre-se de que a parte de fora das embalagens fica exposta à sujeira e precisam de higienização
  • Aposte em saquinhos com zíper para carregar frutas e outros produtos como queijo fatiado, presunto e salame. Eles possibilitam que alimento se acomode ao tamanho disponível e são ideais para caixas pequenas
  • Coloque gelo para manter a conservação e refrigeração da caixa térmica. Você pode fazê-lo com garrafas pet, embalagens de leite ou mesmo formas. Quanto mais cubos estiverem na caixa, mais gelada a comida vai permanecer
  • Lave as latas, garrafas e sacos antes que sejam colocados dentro da caixa. Também pode apenas limpar apenas com um pano úmido
  • Não se esqueça de travar a caixa antes de carregá-la, para evitar que o frescor ou os líquidos vazem. Os alimentos permanecem consumíveis até 12 horas depois de armazenados.
caixa-termica-doutissima-iStock-getty-images

A caixa térmica é ideal para usar no verão. Foto: iStock, Getty Images

Caixa térmica ou de isopor?

Tanto a caixa de isopor quanto a térmica servem para o mesmo propósito: isolar termicamente o que estiver dentro delas. No caso dos alimentos e bebidas, as duas mantêm a temperatura e frescor ideal para serem consumidos e não estragarem.

No entanto, a caixa térmica leva vantagem em um quesito: a resistência. Como o material é duro, geralmente de plástico e revestido, dura muito mais que a de isopor, bastante sensível ao tempo.

Além disso, ela pode ser transportada mais facilmente, sem possibilidade de quebrar. Quanto aos preços, a térmica costuma ter um valor bem mais alto, mas que compensa pela durabilidade.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!