Bem-Estar > Zen

Ano do macaco pode trazer emoções intensas

Por Redação Fortíssima 01/02/2016

De acordo com a astrologia chinesa, cada ano é representado por um dos doze animais que compõem o zodíaco. A partir do dia 8 de fevereiro, que marca a segunda lua nova após o solstício, inicia o ano do macaco

Associado a características como ambição, esperteza, malícia e aventura, ele promete reservar um 2016 intenso. Ou seja, vale a pena se preparar para fortes emoções ao longo dos próximos meses.

Como funciona a astrologia chinesa

Ao contrário do calendário ocidental, o calendário chinês apresenta um método de datação cíclico que se repete a cada 60 anos. Ele é baseado em dois ciclos, que interagem um com o outro, sendo dividido em 12 partes e cinco elementos.

Os cinco elementos são metal, água, madeira, fogo e terra. Já os anos do zodíaco chinês são representados pelos animais: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco.

A atribuição de cada um dos cinco elementos para os 12 anos cria 60 combinações diferentes, o que dá origem ao ciclo de seis décadas. Cada animal é conhecido por ter certas características. O ano em que uma pessoa nasce determina seu signo animal.

Considerando que o zodíaco chinês foi criado há milhares de anos, não é de estranhar que existam várias interpretações de sua origem. Porém, a maioria concorda que os 12 animais desse calendário eram aqueles que apareceram em resposta a um convite para uma festa de Buda ou do Imperador de Jade.

Embora Buda seja uma figura central em muitas histórias sobre a origem do zodíaco chinês, há evidências que sugerem ser ele anterior ao budismo. O motivo? Astrônomos chineses conceberam um sistema baseado na órbita de Júpiter, que contava o tempo em 12 anos.

ano-do-macaco-doutissima-iStock-getty-images

O ano do macaco é o momento certo para ousar. Foto: iStock, Getty Images

O que esperar no ano do macaco

Se você quer saber o que o horóscopo chinês fala sobre o novo ano, você não está sozinho. Um estudo britânico chamado Wellcome Trust Monitor Survey indica que pelo menos 21% dos adultos leem seu horóscopo frequentemente ou com bastante frequência.

No ano do macaco, a astrologia chinesa indica que tudo pode acontecer. Em primeiro lugar, não é a hora de pensar em acumular bens ou planejar a vida. A influência do animal coloca tudo em fluxo.

As coisas vão começar bem, mas em grande parte isso é resultado de esforços individuais. As movimentações de grupo, como agitações políticas ou revoluções, não deve ser uma marca de 2016.

O macaco ainda aumenta a comunicação, o humor e a sagacidade, ajudando as pessoas a passarem momentos de estresse com graça e facilidade. A principal característica desse animal é a capacidade de encontrar soluções não convencionais para problemas antigos. Portanto, ousar pode levar você ao sucesso.

Do ponto de vista político, o zodíaco nos diz que um crescimento econômico global pode ser esperado neste ano. A chave para o sucesso é a educação, mas isso não quer dizer faculdade ou colégio e sim assumir cursos que são importantes para a vida cotidiana – não apenas carreira ou status.

Além disso, 2016 é um bom ano para se liberar e assumir riscos calculados, seguindo os desejos do coração. As energias estão apoiando essas mudanças. Acredita-se que o macaco possa ser ameaçador e assim derrubar velhas convenções que já não funcionam mais.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!