Beleza > Estética

Aprenda 5 técnicas de massagem para ficar relax

Por Redação Fortíssima 01/02/2016

A massagem pode ser uma ferramenta poderosa para ajudá-la a cuidar da saúde e do bem-estar. Está estressada ou com o corpo dolorido? Pois apenas uma sessão pode ser o suficiente para você ficar relax. Basta escolher a melhor técnica, de acordo com suas necessidades.

Massagem pode relaxar o corpo e melhorar a saúde

A massagem terapêutica foi usada pela primeira vez há milhares de anos. Escritos antigos incluem referências a elas na Grécia, Japão, China, Egito e Índia. Ela veio a se popularizar ao redor do mundo durante o século 19, mas foi ofuscada pelos avanços da medicina em meados do século 20. A partir dos anos 70, teve seu renascimento.

Normalmente o termo massagem é utilizado para indicar pressão, fricção e manipulação de pele, músculos, tendões e ligamentos – há mais de 80 tipos que manipulam os tecidos moles, por exemplo. Ela tem por objetivo relaxar o tecido, aumentar o fluxo de sangue e oxigênio, além de diminuir a dor. Muitos benefícios já foram provados cientificamente.

Mulher aproveitando uma sessão de massagem para ficar relax.

Uma sessão de massagem pode ser o suficiente para você ficar relax. Foto: iStock Getty Images.

De acordo com especialistas da Universidade do Alabama, dos Estados Unidos, a massagem terapêutica é capaz de reduzir a pressão arterial, ajudar a prevenir resfriados, melhorar o tom da pele e muito mais. Os efeitos podem ser tanto imediatos quando cumulativos.

Os imediatos são aqueles que você experimenta logo após a sessão, como menor tensão nos músculos, melhora da circulação sanguínea e da respiração e redução da ansiedade e do estresse. Os cumulativos são de longo prazo e obtidos após várias massagens, como melhora nos movimentos, fortalecimento do sistema imunológico e maior sensação de bem-estar.

Tipos de massagem para ajudar a ficar relax

Como há muitos tipos de massagens, nada melhor do que conversar com um massoterapeuta sobre suas metas de saúde para personalizar a sessão. Veja algumas opções que são capazes de ajudar a diminuir o estresse e aumentar a sensação de relaxamento.

  • Massagem tailandesa

É baseada no antigo sistema tailandês de meridiano do corpo. Ela parte do princípio que todas as energias corporais estão localizadas no meridiano central. Encontra-se profundamente enraizada no budismo, sendo bastante eficaz para aliviar o estresse.

  • Massagem ayurvédica

Baseia-se na utilização de ervas e óleos naturais. Geralmente, um punhado de arroz é cozido com ervas e amarrado em bolsas, utilizadas para massagear o corpo. A terapia foca nos vários pontos de terminação nervosa e proporciona relaxamento.

  • Acupressura

É um sistema baseado na teoria de que alguns pontos de pressão do corpo podem ser estimulados para o alívio da dor e redução do estresse. São os mesmos usados na acupuntura. A massagem de acupressão pode ser feita usando as mãos ou instrumentos pontiagudos especiais.

Essa é uma das mais tradicionais. Ela utiliza uma variedade de óleos naturais e técnicas de massagem capazes de proporcionar a solução perfeita para o estresse do corpo e da alma.

  • Massagem com pedras quentes

Utiliza pedras vulcânicas, que são primeiro aquecidas e, em seguida, colocadas em determinados pontos do seu corpo. O calor das pedras ajuda a relaxar os músculos rígidos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!