Dica do Nutricionista > Nutrição

Limpeza do fígado: elimine as toxinas acumuladas no corpo

Por Redação Fortíssima 01/02/2016

A função hepática adequada é importante para um corpo saudável e uma digestão eficiente. É por isso que se acredita que fazer a limpeza do fígado periodicamente é a melhor forma de mantê-lo em correto funcionamento. Afinal, não são poucas as toxinas que entram no nosso organismo diariamente.

Por que a limpeza do fígado é importante?

O fígado é o principal filtro do corpo e produz uma família de proteínas chamada metalotioneiras, responsáveis por neutralizar metais nocivos como chumbo, cádmio e mercúrio e preparar sua eliminação do organismo. Suas células também produzem grupos de enzimas que regulam o metabolismo de drogas.

Esse órgão é ainda parte importante da defesa do organismo contra substâncias químicas nocivas e outras a que estamos expostos diariamente. Elas provêm de diferentes fontes, como produtos químicos, pesticidas, contaminantes de água, conservantes de alimentos e radiação eletromagnética, por exemplo.

Ele também atua na produção de bile, que é necessária para ajudar na quebra da gordura no sistema digestivo. Em resumo, não faltam motivos para ter um cuidado recobrado com esse órgão. A prevenção de problemas começa com bons hábitos.

Não beba muito álcool ou coma uma dieta rica em proteínas – que colocam pressão adicional sobre o fígado. Além disso, o uso regular de remédios de dor de cabeça e antibióticos também podem afetar o funcionamento desse órgão.

Quaisquer irregularidades, congestionamentos ou acumulações de toxinas no órgão são capazes de dar origem a sintomas desagradáveis. São comuns problemas como má digestão, náusea ou fadiga crônica.

É frequente ainda a doença hepática gordurosa, com sintomas vagos como fadiga generalizada, fraqueza, náuseas, confusão, dificuldade de raciocínio e perda de apetite. Não é à toa que às vezes é preciso de anos para que os problemas sejam associados à lesão.

limpeza do fígado-doutíssima-shutterstock

Diminuir o consumo de álcool ajuda na limpeza do fígado

Como fazer um detox em seu organismo?

Não há evidências científicas que suportem a maioria das dietas com fins de desintoxicação, mas certos alimentos são capazes de promover o trabalho mais eficiente da função hepática. Se você deseja uma limpeza do fígado, a melhor aposta é beber muita água e manter uma alimentação saudável. Além disso, dê atenção a alguns produtos naturais:

  • Açafrão

Contém um polifenol chamado curcumina, com notáveis propriedades curativas. Um estudo da Universidade de Maryland, dos Estados Unidos, indica que a ela estimula a produção de bile pela vesícula biliar

  • Alho

Contém compostos de enxofre com muitos efeitos de promoção da saúde. A alicina é um deles e tem sido associada à indução da morte de células cancerígenas no fígado humano. Além disso, é capaz de proteger o fígado de toxinas

  • Suplemento com cardo de leite

A Silybum marianum é uma erva utilizada na medicina tradicional chinesa para aliviar o fígado e promover o fluxo de bile. Um estudo publicado na revista Hepatology indica que a planta ajuda a proteger o órgão contra os efeitos do vírus da hepatite C

  • Chá verde

É rico em compostos polifenólicos chamados catequinas, que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Elas têm ampla gama de benefícios para a saúde e pesquisas indicam podem ajudar a proteger o fígado dos efeitos tóxicos do álcool.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!